Atendimento: (86) 3221-0099

NOTíCIAS

Ficar sentado por longos períodos aumenta o risco de doença cardiovascular

O sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo. Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas do dia sentadas.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 04 de janeiro de 2018

O sedentarismo é a quarta causa de morte no mundo. Hoje, as pessoas passam, em média, 7,5 horas do dia sentadas. Há pessoas que chegam a ficar 15 horas sentadas. Ficar sentado a maior parte do tempo aumenta o risco de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer. Além disso, pode causar danos à saúde da coluna e musculatura. Pesquisas sugerem que se a pessoa ficar sentada por muito tempo, mesmo que faça exercícios, também tem risco de doença cardiovascular. É mais ou menos como fumar. Fumar é ruim sempre, mesmo que a pessoa pratique muito exercício. Ficar sentado também!

A partir de 20 minutos sentado o metabolismo começa a ficar inibido. Ficar em pé a cada 30 minutos já ajuda na ativação. É preciso quebrar o tempo sedentário. Levantar, atender um telefone em pé, tentar se movimentar mesmo que seja no lugar.

E o que fazer? 
Faça intervalos a cada meia hora, se possível. Opte pelo banheiro mais distante, prefira escada a elevador, busque o cafezinho, encha a garrafinha em um local mais afastado. Se tiver espaço, alongue! Se estiver de folga no sofá, levante nos intervalos e evite longos períodos na inércia.

 


Fonte: G1