Atendimento: (86) 3221-0099

NOTíCIAS

Higiene inadequada das mãos pode ocasionar reações graves na pele

Sabão mais forte, água sanitária ou pinho são suficientes para causar uma intensa irritação

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 22 de julho de 2020

Ardência nas mãos, vermelhidão e coceira intensa na pele são alguns dos sintomas que podem indicar a incidência de alergias. Com o uso demasiado de álcool em gel e limpeza inadequada das mãos, a pele tende a ficar mais sensível e suscetível a doenças e ter consequências indesejadas pelos indivíduos.

A reação alérgica na pele possui inúmeras causas como mudança de temperatura, vibração, pressões intensas e outros fatores que podem estimular irritações. O dermatologista da Dmi, Lauro Rodolpho, informa que tem aumentado número de atendimentos a pacientes com reações alérgicas nas mãos.

"Um dos principais atendimentos que temos realizado são em pacientes com alergia nas mãos. As pessoas estão tendo esse cuidado maior, sendo bem orientadas de lavar muito as mãos, porém isso deixa a pele muito fina e sensível. E coisas que não provocavam reação no passado, hoje estão ocorrendo. Isso porque a derme não tem a camada de proteção que tinha antes. Então um sabão mais forte, uma água sanitária ou pinho são suficientes para causar consequências mais sérias. Com isso, as pessoas têm se queixado muito nessa região", explica.

A alergia muitas vezes tem um caráter genético. Lauro Rodolpho explica que algumas pessoas nascem com tendência a ter alergia, pois seu organismo é hiper-reativo. "Pequenos estímulos em pessoas que não tem alergia não desenvolvem nada, mas já nas pessoas suscetíveis são suficientes para causar problemas fortes como coceiras, espirros, irritação nos olhos, enfim. Então poeiras, ácaros, mudanças climáticas, tudo isso pode ter um estímulo suficiente para causar uma reação intensa no organismo", informa o dermatologista.

image

O médico comenta ainda sobre a temporalidade no aparecimento dos sintomas de irritação na pele. "Se for uma alergia não intensa, mais branda, os sintomas vão aparecendo aos poucos. A pessoa vai sentindo ardência nas mãos, depois começa a ficar vermelha, descamar. Após isso pode surgir sintomas mais sérios como vesiculação, criação de bolhas na mão, coceira recorrente, e assim o indivíduo não consegue mais fazer as coisas do dia a dia. Nesse momento, o médico deve intervir e recomendar o uso de medicação antialérgicas orais, locais e uma hidratação adequada", conclui o especialista.