post image

Apenas um de cada quatro brasileiros consome a quantidade recomendada de frutas e hortaliças

Apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Três de cada dez comem carne com excesso de gordura e um em cada cinco toma refrigerante cinco vezes ou mais por semana. O alimento mais consumido pelo brasileiro é o feijão: dois de cada três fazem isso pelo menos cinco vezes na semana. Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014), feita pelo ministério nas 27 capitais.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros têm o hábito de consumir frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana, na quantidade de pelo menos 400 gramas diários. O consumo é menor entre os homens (19,3%) e maior entre as mulheres (28,2%).

A pesquisa mostra ainda que 29,4% dos entrevistados consomem carne com excesso de gordura. O índice era de 32,3% em 2007. Novamente, os homens têm hábitos menos saudáveis: 38,4% consomem essa carne, número que cai para 21,7% entre as mulheres.

O levantamento revelou que o consumo de refrigerante caiu 20% nos últimos seis anos Ao todo, 20,8% dos entrevistados dizem tomar refrigerante cinco vezes ou mais por semana. Os homens são, outra vez, quem mais consome o produto: 23,9% contra 18,2% das mulheres.

O feijão é consumido cinco ou mais dias na semana por 66% dos brasileiros. Entre os homens, o índice é de 73%. Entre as mulheres, de 61%. Outras informações da pesquisa, relativas aos hábitos dos brasileiros, deverão sair ainda este mês.

O consumo de carne com excesso de gordura é maior no Centro-Oeste: Cuiabá, com 43,7% dos entrevistados, ficou em primeiro lugar, seguida de Campo Grande (39,7%) e Goiânia (36,8%). Na outra ponta da tabela está Salvador: 21,1%. O consumo excessivo de refrigerante é maior no Sul e Centro-Oeste: Porto Alegre lidera, com 29%, seguida de Goiânia (27%), Cuiabá (26%) e Curitiba (26%). Em Natal, última capital na lista, o número despenca para 7%. A cidade onde mais moradores consomem frutas e hortaliças na quantidade recomendada é Florianópolis: 35%. Na outra ponta está Belém: 15%. As cidades onde mais se come feijão são Belo Horizonte (81,3%), Goiânia (81,3%), Brasília (79,2%) e Cuiabá (77,6%). Em Macapá, só 37,8% consomem esse alimento.

Na cidade do Rio de Janeiro,25,8% comem carne com excesso de gordura, o sétimo menor índice do país. No município, 23% consomem refrigerante em excesso, o sétimo maior percentual entre as capitais. Quanto ao consumo de hortaliças e frutas na quantidade recomendada pela OMS, 25% dos cariocas fazem isso, colocando a cidade na 11ª posição do país. O Rio ocupa uma posição intermediária no consumo de feijão: 68,5% dos seus habitantes o comem regularmente.

Os números foram divulgados durante o lançamento do guia "Alimentos Regionais Brasileiros", realizado na manhã desta terça-feira. O guia contém informações nutricionais de 193 alimentos, divididos por região e também por tipo: frutas; hortaliças; leguminosas; tubérculos, raízes e cerais; farinhas e preparações; ervas, condimentos e temperos. O guia contém ainda várias receitas preparada a partir desses 193 alimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é estimular uma alimentação saudável na população, aumentando a qualidade de vida e diminuindo a incidência de doenças como obesidade, diabete e hipertensão. É possível baixar o guia no site do ministério. Também participam do evento chefs das cinco regiões do país, que estão preparando sugestões regionais baseadas no guia.

O ministério divulgou ainda a campanha publicitária com o slogan "Da saúde se cuida todos os dias".

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: