post image

Histórias de pessoas que trocaram emprego público por iniciativa privada

Com provas difíceis e concorrências altas, os concursos públicos são o objetivo de muita gente. A perspectiva de um emprego que oferece estabilidade, licenças remuneradas e, em alguns casos, aposentadoria integral, atrai aqueles que não querem se aventurar na carreira privada. Todos os benefícios, entretanto, não foram suficientes para satisfazer alguns servidores que acabaram desistindo de seus empregos concorridos, como conta uma reportagem do Correio Braziliense.

A matéria aborda casos de pessoas que largaram seus empregos públicos numa região em que eles são bastante desejados - no Distrito Federal, 22% da população está empregada em cargos públicos distritais e federais. São servidores que, ao ingressarem em seus novos empregos, acharam os cargos estáveis demais e resolveram voltar para a iniciativa privada.

“O concurso é aquela coisa: não importa o quanto você se esforce, é muito raro haver plano de carreira”, disse o empresário Marcelo Holtz à reportagem. Marcelo largou seu emprego na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois de apenas um mês de trabalho, e abriu uma empresa especializada em Tecnologia da Informação. A impossibilidade de construir uma carreira, apontada por ele, é um dos principais contras do serviço público.

Foi o motivo que também levou o empresário Ruy Souza Junior a deixar seu emprego, no Ministério do Meio Ambiente, para trabalhar na empresa de publicidade do pai. "Decidi sair porque, na empresa do meu pai, tenho mais possibilidade de crescimento", contou Ruy.

Além da carreira, a possibilidade de uma maior remuneração também está causando a desistência de servidores, segundo a reportagem. Foi o caso do médico Edson Zuza, que deixou seu trabalho no Ministério das Relações Exteriores depois de passar no concurso do Itamaraty, um dos mais concorridos e conceituados do país. A burocracia do trabalho frustou o médico, mas a decisão de abandonar a carreira diplomática para trabalhar em uma clínica de dermatologia também foi baseada na perspectiva de um salário melhor: ao longo prazo, ele ganhará muito mais atendendo em um consultório particular.

Fonte: Administradores.com
Enviada por Paula Craveiro (RH Med Imagem)

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: