post image

Número de casos de virose cresce em Teresina. Saiba como se prevenir

Nas últimas semanas, as unidades de saúde de capital têm recebido um grande volume de pacientes com queixas semelhantes: dores no corpo, febre, manchas vermelhas na pele, e em alguns casos, acompanhados por episódios de vômito e dores articulares. Por se tratar de sintomas inespecíficos, o quadro é caracterizado como uma infecção viral exantemática ou virose, sem um agente causador definido.

De acordo com a infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Prontomed, Dra. Geórgia Agostinho, os casos frequentes desta virose não vem apresentando agravamento, e a conduta para trata-los é simples. “Temos observado que os sintomas não têm se agravado a ponto de necessitar de uma internação, por exemplo. Por conta disso, o tratamento desses pacientes tem sido a base de hidratação e administração de antitérmicos, analgésicos e antialérgicos”, explica a médica.

Surtos de virose como o que está afetando a população Teresinense nos últimos dias são muito comuns no período chuvoso, no qual se formam reservatórios de água parada que facilitam a proliferação de insetos, que funcionam como vetores dos chamados “Arbovírus”, vírus transmitidos por insetos.

A especialista faz uma ressalva apenas com relação aos medicamentos contraindicados em caso de suspeita de Dengue, como AAS e Aspirina e paracetamol.

Atenção redobrada para as crianças

A virose em questão também tem provocado um grande aumento nos atendimentos de urgência nas unidades pediátricas de Teresina. O pediatra José Maurício Raulino recomenda que os pais, ao identificarem os sintomas típicos da virose, também iniciem de imediato o estímulo a ingestão de líquidos. “É muito importante que a criança tome muito líquido, de modo que a urina fique sempre clara. Isso vai ajudar o organismo a se recompor.

Cuidados

- Evitar o acúmulo água parada em casa e aproximação de esgotos a céu aberto

- Utilizar repelente contra insetos 

- Em caso de sintomas, iniciar intensa ingestão de líquidos para evitar a desidratação

- Em caso de febre, o paciente pode utilizar antitérmicos e analgésicos, evitando antiinflamatórios e ficar em repouso relativo. Caso a febre persista por mais de 24h, buscar atendimento médico.

Dengue e Chicungunya 

Os sintomas da virose são fáceis de serem confundidos com os da dengue comum. Por isso, a recomendação é de que as pessoas procurem atendimento caso a febre dure mais de 24h.

Outra doença transmitida por Arbovírus e que tem preocupado as autoridades é a Febre Chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt (mesmo vetor que transmite a Dengue) e que tem casos registrados em alguns estados do país. Os sintomas são semelhantes aos sintomas da dengue, com ênfase em dores e inflamações articulares.

Nestes casos, os sintomas não cessam na velocidade de uma virose, necessitando de atenção médica para o diagnóstico preciso e tratamento específico para cada doença.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: