post image

Quem para de fumar reduz pela metade risco de doenças cardíacas em um ano

Passado o desconforto causado pelo primeiro trago, quem insiste em fumar começa a sentir os efeitos psicoativos da nicotina, substância presente no cigarro responsável pela sensação de bem-estar proporcionada pelo tabaco. É essa sensação que leva o fumante social a acender o segundo cigarro. E o terceiro, quarto, quinto. Segundo o pneumologista do Hospital 9 de Julho, Alexandre Kawassaki, na maioria dos casos, ser um fumante social é apenas um passo para se tornar um fumante diário (veja a diferença em relação ao fumante passivo). "São pessoas que acham que não vão ficar dependentes, mas podem acabar se tornando", afirma.

A assistente de atendimento de uma produtora de vídeo de São Paulo, Náthalie Vieira, 26, começou a fumar aos 16 anos em festas. Aos 18, ela já havia incorporado o cigarro ao seu cotidiano. "Eu fumei até os 21, parei um ano, mas depois voltei. Só parei de fumar todos os dias com 25 anos, quando precisei fazer uma cirurgia no tórax", afirma. Náthalie não fuma mais diariamente, mas afirma fumar até cinco cigarros em apenas uma saída para uma festa ou bar.

Nem todo fumante social vai passar a fumar todo dia

Quem fuma de vez em quando não vai necessariamente incorporar esse hábito à sua vida, pois o nível de dependência e os riscos de desenvolvimento de doenças relacionadas variam de pessoa para pessoa. E não há exame que possa acessar essa probabilidade.

"Em geral, o que vai mostrar se a pessoa tem uma predisposição maior a se tornar dependente é a junção de condições psicológicas, emocionais, familiares, sociais em que essa pessoa está inserida, assim como a capacidade que o organismo tem de metabolizar a nicotina", afirma o pneumologista Ciro Kilchenchtjen, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

A nicotina chega ao cérebro em torno de 7 a 19 segundos após a tragada e age no sistema nervoso central de maneira muito parecida com a cocaína, sendo considerada a droga que mais provoca dependência. "A nicotina atua como um neurotransmissor e estimula os neurônios. Com o tempo, esses neurônios passam a ter uma necessidade cada vez maior de serem estimulados e, por isso, o organismo demanda o cigarro, pois com ele se tem uma 'saciedade' e satisfação imediata", explica Paulo Camiz, clínico geral e professor da USP (Universidade de São Paulo) e do Hospital das Clínicas, em São Paulo.


Quanto mais cedo se começa a fumar, mais difícil é largar

A necessidade de "saciedade" associada ao cigarro é apenas um dos elementos que induzem à dependência. Além dele, há os fatores psicológico e comportamental.  "O fator químico é a própria dependência causada pela nicotina; a psicológica é a busca pela sensação de recompensa proporcionada pela droga; e a comportamental é causada pela criação do hábito, que é o mais difícil de cortar", explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Quanto mais jovem o fumante social, maior o risco de se tornar dependente. "O cérebro ainda está em desenvolvimento e os novos neurotransmissores gerados pelo uso do cigarro causam um desarranjo no cérebro", diz Kawassaki. Segundo ele, os cigarros com sabor são ainda mais perigosos, pois atingem diretamente esse público-alvo.

Ao parar de fumar, paladar e olfato melhoram

Em longo prazo, o hábito de fumar, seja cotidianamente ou esporadicamente, pode causar enfisema pulmonar, bronquite crônica, AVC (acidente vascular cerebral), aneurisma, obstrução das artérias, envelhecimento do ovário, osteoporose e vários tipos de câncer. "A predisposição em ter todos os tipos de câncer é aumentada pelo uso do cigarro, principalmente a desenvolver câncer de bexiga porque a urina concentra substâncias tóxicas presentes no cigarro. Um exemplo claro disso é que um câncer na bexiga foi a causa da morte do (ex-governador de São Paulo) Mário Covas, conhecido por fumar muito", diz Francisco Mazon, pneumologista do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

Em contrapartida, quem para de fumar consegue recuperar em oito horas os níveis de oxigênio, que chegam a quase se igualar aos de um não fumante. Após 24 horas, o paladar e o olfato melhoram, e o aparelho respiratório passa a eliminar secreções com mais facilidade. Após duas semanas, a circulação, a tosse e a falta de ar têm uma melhora significativa.

"Em longo prazo, após um ano sem fumar, o risco de ter doenças cardíacas cai pela metade", diz Paulo Camiz. "Após cinco anos, o risco de câncer também é reduzido na mesma proporção. Após 20 anos sem fumar, o risco de desenvolver câncer, em geral, é quase equivalente ao de alguém que nunca fumou".

Fonte: UOL

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: