post image

Introdução precoce de determinados alimentos pode ocasionar alergia em crianças

Leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, nozes, peixes, mariscos. Habitual no cardápio dos brasileiros, eles têm em comum o fato de estarem no topo da lista de alimentos que mais causam alergias, segundo a publicação americana Current Opinion in Pediatrics. Apesar de atingir pessoas de todas as faixas etárias, são as crianças as maiores vítimas. Estima-se que 6 a 8% das menores de 3 anos de idade sofram com o problema. Atualmente, diversas pesquisas apontam que os casos só aumentam. O que pouca gente sabe é que a introdução precoce de alguns alimentos na dieta de bebês menores de 1 ano pode estar por trás de uma possível alergia. É o caso do leite de vaca. "O sistema imunológico dos lactentes é imaturo, a barreira intestinal é frágil, o que deixa o organismo suscetível à penetração de antígenos", explica a nutróloga do Hospital Villa-Lobos, Juciara Jardim.

Funciona assim: após ingestão de uma substância potencialmente alérgica, o organismo produzirá anticorpos, que ficarão na corrente sanguínea. Quando o corpo entrar novamente em contato com esse elemento, o organismo estará sensibilizado, e produzirá mais anticorpos, gerando uma reação em cadeia.  Uma pessoa alérgica ao amendoim, por exemplo, ao comer esse item mandará para o corpo a mensagem de que precisa combater aquele "inimigo". Nasce assim a alergia.

No caso do leite de vaca, a médica explica que evitar a introdução desse alimento na dieta infantil é a melhor solução. "Quanto antes se acrescenta o leite de vaca ou outros alimentos com alta propensão de desenvolver alergias, mais risco o lactente terá de desenvolver problemas alérgicos na infância ou por toda vida. Lembrando que o leite de vaca é responsável por 20% das alergias alimentares", diz.

A amamentação exclusiva até os seis meses pode ser uma importante aliada nesse sentido. Essa prática é importante, pois possibilita que o organismo da criança ganhe maturidade e receba da mãe a imunidade necessária para se proteger de doenças. A introdução precoce de alimentos pode evitar, assim, um problema que não tem cura. "Existem vacinas e medicações que ajudam a ter um controle do processo alérgico, mas a cura não existe", ressalta a especialista.

O diagnóstico da alergia é feito através da anamnese (história clínica), exames físicos e testes alérgicos complementares. Além disso, há outras medidas que podem ser adotadas para descobrir qual alimento ou substância está desencadeando o processo alérgico. "É importante que o paciente faça um diário por meses para que sejam observados os alimentos ingeridos e os sintomas apresentados", detalha a médica.

Vale ressaltar que alergia e intolerância alimentar são coisas diferentes. A alergia é uma reação imunológica contra uma substância à qual o indivíduo é sensível. Pode causar reações sistêmicas variadas de grau leve a grave. Já a intolerância é decorrente de uma dificuldade do organismo de metabolizar determinado alimento.

"O fato de o indivíduo ser intolerante não significa que não possa ingerir certo alimento, mas sim que deve ter moderação", orienta Juciara.  Segundo a nutróloga, uma das diferenças entre os dois é que na intolerância o quadro clínico se limita a problemas gastrointestinais como diarreia, prisão de ventre, dor abdominal e flatulência; enquanto na alergia os sintomas podem ser sistêmicos, variando desde hiperemia até um choque anafilático.

 

Fonte: Ecco Press Comunicação

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: