post image

Gordura trans será banida dos EUA em três anos

A FDA, a agência americana que regula medicamentos e alimentos, anunciou nesta terça-feira que os alimentos com gordura trans devem ser retirados do mercado em um prazo de três anos. "Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados (PHO), principal fonte das gorduras trans nos alimentos processados, não são em geral considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana", afirmou a FDA em um comunicado.

Trata-se de uma gordura obtida a partir de um processo químico chamado hidrogenação. Por derivar de óleos vegetais, era considerada uma opção saudável na alimentação, mas estudos feitos a partir dos anos 1980 mostraram que a gordura é extremamente prejudicial à saúde. Ela aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) e, por isso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A gordura trans está presente em frituras, em todos os alimentos que levam margarina, além de fast-food, bolachas e pipocas de micro-ondas.

Acredita-se que o organismo não sintetize essa gordura, o que faz com que ela se acumule no corpo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a gordura trans não ultrapasse 1% das calorias totais consumidas em um dia por uma pessoa. "Esta ação da FDA contra a maior fonte artificial de gorduras trans demonstra o compromisso da agência com a saúde cardíaca dos americanos", destacou o comissário Stephen Ostroff ao anunciar a medida.

O cerco à gordura trans começou a se fechar no fim de 2013, quando a FDA anunciou que planejava baní-la definitivamente dos cardápios. Só agora, contudo, divulgou as regras finais e deu o prazo de três anos para que a indústria alimentícia se adeque. Desde 2006 os fabricantes destes produtos nos Estados Unidos eram obrigados a incluir informações nos rótulos com advertências claras aos consumidores sobre o uso deste tipo de gordura. A medida da FDA deve evitar 20 000 infartos e 7 000 mortes por doenças do coração a cada ano nos EUA.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: