post image

Hermes: Protetor de comerciantes e ladrões

Deus dos comerciantes e dos ladrões, Hermes era filho de Zeus e de Maia, e nasceu em uma caverna no monte Cilene, na Arcádia. Já no dia de seu nascimento demonstrou enorme precocidade, pois fugiu do berço e foi até a Tessália, onde seu irmão Apolo pastoreava um rebanho de gado bovino. Aproveitando-se de um momento de distração de Apolo, Hermes roubou várias reses, amarrando ramos de árvore no rabo de cada uma delas, de modo a apagar os rastros. Levou-as através da Grécia até Pilos, onde sacrificou duas delas, cortando-as em doze pedaços - um para cada um dos deuses do Olimpo.

Então, Hermes escondeu as reses restantes e voltou para a caverna onde nascera. Lá, encontro uma tartaruga, matou-a e retirou-lhe o casco, abrindo-o ao meio e nele colocando cordas que tecera com as tripas das reses sacrificadas. Inventou assim o instrumento musical chamado lira.

Nesse meio tempo, Apolo, que conseguira de uma testemunha a identidade do ladrão, tinha ido a sua mãe, Maia, relatar-lhe a façanha de Hermes e exigir suas reses de volta. Maia não acreditou em Apolo e, mostrando-lhe Hermes, que dormia no berço em cueiros, censurou o filho por acusar o irmão. Apolo recorreu, então, a Zeus, que deu ordem à criança para devolver as reses roubadas indiferente a seus protestos de inocência.

No entanto, Apolo viu a lira criada por Hermes, apreciou o som que ela produzia e aceitou-a em troca dos animais roubados. Mais tarde, Hermes inventaria também a flauta e a trocaria pelo cajado de Apolo que dava a quem o possuísse o dom da profecia.

Orgulhoso da sagacidade de Hermes, Zeus designou-o para ser seu mensageiro e prestar os mesmos serviços a Hades, o deus dos infernos. Por isso, na luta entre os deuses e os gigantes, Hermes usou o capacete de Hades, que tornava invisível quem o colocasse sobre a cabeça, e matou assim o gigante Hipólito.

Nas lendas gregas, Hermes aparece geralmente no papel de mensageiro. Ele entregou a espada de Héracles, bem como o capacete e as sandálias aladas a Perseu, quando este foi enfrentar a Medusa. Hermes também ajudou duas vezes Odisseu, quando este retornava de Tróia para sua casa em Ítaca.

Além de comerciantes e ladrões, Hermes também protegia os viajantes, sendo comuns os bustos do deus em encruzilhadas. Como seu pai, Hermes teve muitas aventuras amorosas, em especial com as ninfas. Dos muitos filhos que teve, destaca-se Autólico que viria ser o rei dos ladrões. A Hermes também foi atribuída a paternidade de Pan, que teria nascido de um romance entre ele e Penélope, numa versão que contraria a fama de fidelidade absoluta da mulher de Odisseu.

Hermes era o Mercúrio dos romanos.

Conheça os doze deuses da mitologia grega:

Deusa da beleza e do amor, a grega Afrodite - identificada à Vênus dos romanos - teria nascido das espumas das ondas do mar. A cena inspirou diversos artistas, entre os quais o acadêmico francês Alexandre Cabanel. Apesar de amorosa, era também muito vingativa.

Apolo, deus da beleza e da medicina. Ao apoderar-se do oráculo de outra deusa, em Delfos, ele se tornou também o deus da profecia. Apolo era filho de Zeus e tinha uma irmã gêmea, Ártemis. Sua lenda também está relacionada às Olimpíadas.

Ares - o Marte dos romanos - era o deus da guerra, mas nem sempre levava a melhor nos combates: foi ferido pelo herói Hércules e também pelo mortal Diomedes, na guerra de Troia. 

Atena - a deusa da sabedoria - era filha de Zeus e nasceu do interior da cabeça de seu pai. Foi a padroeira da cidade de Atenas e a protetora de diversos heróis gregos, entre os quais Héracles, que se vê na imagem acima, sendo servido por ela.

A grega Deméter - identificada com a romana Cibele - era a deusa das colheitas e foi quem ensinou o cultivo do trigo à humanidade. Sua lenda tem como ápice o rapto de sua filha Perséfone por Hades, o deus do inferno, e sua disputa com ele para reaver a jovem sequestrada.

Diôniso ou Baco, o deus do vinho, um dos mitos mais antigos de que se tem registro (século XIII a.C.). As lendas contam histórias trágicas sobre o início do culto de Diôniso na Grécia. Para ser respeitado, o deus levou o rei Penteu à loucura, fazendo-o esquartejar o próprio filho.

Irmão de Zeus e senhor do mundo subterrâneo, Hades não gostava que os mortais pronunciassem seu nome, de modo que era geralmente chamado de Plutão. Possuía um capacete mágico que tornava invisível quem o usasse. O nome do deus era também o nome do seu território: o Hades, local para onde se dirigiam as almas dos mortos

Hefestos - o Vulcano dos romanos - era o deus do fogo, dos metais e da metalurgia. Era ele quem fazia, por exemplo, as armas dos outros deuses. 

Hera tornou-se a esposa definitiva de Zeus, apesar de ser sua irmã. Nessa condição, passou a ser considerada a deusa da fidelidade conjugal. Era ciumentíssima e raramente deixava passar em brancas nuvens as frequentes traições do marido. 

Hermes - o Mercúrio dos romanos - era o deus dos comerciantes e dos ladrões. Desde o nascimento, demonstrou talento para o furto e a trapaça, apoderando-se de um gado pastoreado por Apolo. 

Deus do mar e dos lagos, Poseidon provocava as tormentas marítimas e comandava as ondas, além de poder abalar os rochedos costeiros com seu tridente. 

Zeus ou Júpiter tornou-se o soberano dos deuses greco-romanos, ao destronar o pai, Cronos. 

Fonte: UOL
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: