post image

Setor urológico do Santa Maria oferece procedimento de Litoptripsia Extracorpórea

Conhecido por provocar dores intensas, o cálculo renal afeta 15% dos homens e 8% das mulheres em todo o mundo, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Conhecido popularmente como “pedra no rim”, o problema acontece por uma disfunção metabólica que faz com que algumas substâncias, como o cálcio, não sejam eliminadas naturalmente, acumulando-se no órgão e formando pedras que podem se alojar no rim ou ir para o canal da urina.

Existem outras formas de tratar o cálculo renal além dos medicamentos. Um dos métodos mais utilizados pelos urologistas é a Litoptripsia Extracorpórea, que consiste em submeter o cálculo ao impacto de sucessivas ondas sonoras de choque, provocando a sua fragmentação. O procedimento não é invasivo e está disponível no setor de Urologia do Hospital Santa Maria.

De acordo com o médico urologista Marco Antônio Ayres, a Litoptripsia Extracorpórea é um procedimento seguro e de grande eficiência. “Esse método tem uma eficiência de 85%, variando de acordo com a intensidade do cálculo”, explica.

image
O urologista Dr. Marco Antônio Ayres explica as vantagens doprocedimento

A indicação dessa abordagem é para cálculos renais cujo diâmetro varie entre 1 cm a 2 cm. O procedimento é feito em um tempo médio de 40 minutos e o paciente é sedado para evitar qualquer desconforto durante a aplicação das ondas choque. A fragmentação do cálculo é acompanhada durante a realização do procedimento, através de exame de raio-x e o paciente é liberado no mesmo dia.

Setor de Urologia completo

Além do procedimento de Litoptripsia Extracorpórea, o setor de Urologia do Hospital Santa Maria oferece uma gama de serviços para quem busca acompanhamento nesta especialidade. O espaço conta com quatro consultórios, exames de peniscopia, cistoscopia, estudo urodinâmico, tomografia, centro cirúrgico próprio e equipado para os mais diversos procedimentos, além uma equipe de profissionais qualificada para prestar a melhor assistência.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: