post image

Combinar dieta e exercício físico pode ajudar no controle de insulina, aponta estudo

Quem escolhe entre fazer atividade física ou comer menos, já pode avançar uma casa no jogo dos benefícios à saúde. Mas quem opta pelos dois ao mesmo tempo, salta duas casas à frente. É o que mostra um estudo recente, ao comprovar que essas atitudes oferecem resultados positivos cumulativos e distintos quando se fala da gestão do risco de diabetes do tipo 2. Em um estudo publicado no periódico Diabetes Care, pesquisadores da Universidade de Saint Louis, Estados Unidos, concluíram que dieta e prática de atividade física, quando feitas em conjunto, resultam em efeitos benéficos para o índice de insulina.

A análise foi feita com homens e mulheres de meia idade, obesos e sedentários, todos designados a reduzir o peso de 6 a 8%. Para atingir o objetivo, os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que restringiram as calorias, os que praticaram exercícios físicos e aqueles que fizeram os dois. Os pesquisadores também monitoraram em cada paciente os níveis de sensibilidade à insulina - marcador para risco de diabetes.

A pesquisa concluiu que tanto a redução de calorias quanto a prática de exercícios físicos apresentaram efeitos positivos em relação à sensibilidade à insulina. Mas o mais interessante, segundo os autores, foi a observação da melhora nos índices do hormônio em duas vezes para o grupo que conciliou os dois hábitos. Os pesquisadores sugerem que a combinação de exercício e dieta pode apresentar maior diminuição dos riscos de diabetes em comparação a cada uma das outras estratégias sozinhas.

— Os resultados podem parecer óbvios, mas é preciso considerar que muitas pessoas acreditam ainda que manter o peso, independentemente do alimento consumido, é saudável. Além disso, grande número de pessoas segue uma dieta equilibrada e saudável mas não pratica exercício — comenta Edward Weiss, professor de nutrição da Universidade de Saint Louis.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: