post image

Alimentação ajuda a compensar perdas provocadas pelo envelhecimento

Nenhum alimento é capaz de curar ou de prevenir doenças. O que uma boa dieta faz é reduzir os riscos de ter certos problemas de saúde. Nesse tema há muita confusão e, por isso, é importante conhecer os benefícios que foram de fato comprovados por pesquisas científicas. O envelhecimento acarreta várias perdas: de massas óssea e muscular, de memória, de absorção de nutrientes e até de paladar. Incluir alguns alimentos no cardápio ajuda a combater esses males (veja arte abaixo).

A partir do 50º aniversário, há uma redução, em média, de 8% a 15% da força muscular a cada década. É inevitável que a perda aconteça, mas há como diminuir seu efeito com atividade física e com mudança na dieta.

Outra preocupação constante deve ser com o controle do peso, porque a tendência é engordar com a idade. Comer a cada três ou quatro horas e incluir muitas frutas e legumes são os conselhos de ouro dos especialistas. A alimentação fracionada ao longo do dia promove a sensação de saciedade e aumenta a disposição.

É preciso evitar também o exagero de sal e açúcar, que muitos idosos adotam porque a comida parece "sem graça", consequência da diminuição das papilas gustativas. O consumo diário de sal não deve exceder cinco gramas, o equivalente a cinco colheres de café, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

"Combater a obesidade é importante para um envelhecimento melhor porque o excesso de peso aumenta o risco de uma série de doenças, como o diabetes, problemas cardíacos e até câncer", afirma a médica nutróloga Andréa Pereira, do Hospital Albert Einstein.

Muitas vezes, não é possível compensar só com dieta a falta de nutrientes, portanto, prescrevem-se suplementos de vitaminas. É importante, porém, não exagerar. A vitamina D, por exemplo, pode levar a insuficiência renal se for consumida em excesso.

Pereira lembra que a mudança de hábitos em qualquer idade gera benefícios. "Quanto antes começar, melhor", alerta.

Não é preciso radicalizar e eliminar completamente aquilo de que se gosta, como fazem os adeptos de muitas dietas para emagrecer. Informar-se e refletir um pouco sobre o que se come ajuda a deixar o cardápio e a vida mais leves.

image

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: