post image

7º Salão Medplan de Humor é lançado no Teresina Shopping

O piso superior do Teresina Shopping ficou pequeno para o volume de pessoas que preencheu o espaço na noite do último domingo, dia 19 de julho, para apreciar a arte do humor. O local foi escolhido para o grande lançamento do 7º Salão Medplan de Humor, que em 2015, foi recordista de inscrições.

O tema escolhido para a 7ª edição é conhecido como um dos sete pecados capitais: a inveja. O sentimento de cobiça ou de insatisfação por algo que pertence a outro inspirou os mais de 1.000 desenhos enviados para o evento, vindos de todas as partes do planeta.

Na solenidade de lançamento, foi apresentada ao público a mostra itinerante com 40 desenhos selecionados que circulará por diversos espaços da capital piauiense. Dentre eles, estão os vencedores desta edição, que foram anunciados no evento.

A grande novidade da 7ª edição do Salão foi a criação de mais categoria de premiação, voltada para a caricatura. Para a escolha do vencedor, o Medplan trouxe a Teresina, diretamente de São Paulo, o caricaturista Eduardo Baptistão, que colabora com seus desenhos para grandes publicações, como a Revista Veja e o Jornal Estadão e já soma 30 anos de carreira.

image
O caricaturista Baptistão foi o convidado de honra do evento

O público do evento foi cumprimentado pela diretora medica do Medplan, Norma Fiúza, que manifestou a sua alegria em entregar para a população mais uma mostra do Salão Medplan de Humor. “A arte é sempre algo que toca as pessoas, sejam elas de qualquer classe social, religião, ou povo. E o Medplan estimula a arte através deste evento, que é um exemplo bem sucedido de trabalho de fomento à arte”, afirmou.

image
Dra. Norma Fiúza destacou a alegria por entregar mais uma mostra itinerantede de alto nível

Confira a lista dos vencedores:

1º Lugar - Pavel Constantin (Romênia) Inveja

2º Lugar - Vilanova (Porto Alegre-RS) Inveja

Prêmio Internet - Paulo Sergio Jindelt (Joinville-SC) Nova Roupagem

Prêmio Medplan de Caricatura - William Jeovah de Medeiros (João Pessoa-PB)  - Maria Bethania

Menção Honrosa: Deyvidson Thiago de Souza (Jaboatão dos Guararapes-PE) - Antonio Abujamra

Apresentação teatral

Após o anúncio dos vencedores, o público foi presenteado com uma apresentação de teatro que celebra os 30 anos do Grupo Harém de Teatro: “Um Bico Para Velhos Palhaços”, com texto do romeno Matéi Visniec. A peça recebeu tratamento de dramaturgia de cena do diretor de teatro Arimatan Martins e reúne os atores Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé que vivem os Velhos Palhaços Nico, Lippo e Pepe, respectivamente.

image
Elenco da peça "Um bico para velhos palhaços"

No enredo, três velhos amigos se reencontram na sala de espera de uma agência de emprego. Respondem ao anúncio de uma vaga para trabalho. No reencontro, os palhaços trocam farpas sutis, destrincham memórias da profissão, destilam veneno e ironias ácidas uns com os outros e tramam estratégias de enfraquecer a persistência do colega, para que assim a concorrência diminua.

Confira os trabalhos vencedores:

image
1º LUGAR: Pavel Constantin (Romênia) - Inveja



image
2º LUGAR - Vilanova (Porto Alegre-RS) - Inveja

 

image
PRÊMIO INTERNET - Paulo Jindelt (Joinvile-SC) - Nova Roupagem

image
PRÊMIO MEDPLAN DE CARICATURA - William Jeovah de Medeiros (João Pessoa-PB) - Maria Bethania

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: