post image

Fazer abdominal não elimina as gordurinhas

"Em quatro meses, perdi 16 quilos com dieta (Dukan), musculação e corrida. Perdi também 15 centímetros de barriga, mas os pneuzinhos da minha cintura continuam lá. Estou fazendo abdominais de tudo que é jeito, mas não vejo evolução."

Você quis mudar seu estilo de vida e conseguiu. Parabéns! Já ganhou muito em qualidade e saúde. Agora ainda quer eliminar mais uma gordurinha que incomoda. E você descobriu que é possível, porque já fez o mais difícil. Eu queria chamar a atenção para alguns detalhes. Primeiro, que você emagreceu fazendo dieta, e isso pode ser perigoso. Sempre tendemos a acreditar que o objetivo foi alcançado e podemos sair da dieta.

Não se aprende a comer bem, mas a seguir um cardápio restritivo, com quantidades restritivas e uma certa monotonia. Além disso, sua dieta restringiu o carboidrato por um bom tempo, o que não é uma situação sustentável, porque nosso corpo precisa de carboidrato para funcionar bem.

Quando não consumimos esse nutriente, nosso organismo o produz, utilizando o carboidrato que existe dentro dos músculos, degradando a massa muscular. Com isso, perdemos força, autonomia e ficamos mais sujeitos a problemas osteoarticulares. Para quem quer emagrecer é um tiro no pé. Afinal, um corpo mais musculoso gasta mais calorias apenas para manter as funções vitais.

Com a perda de músculo, há uma redução no ritmo do metabolismo basal, e passamos a gastar menos calorias. O ideal é que você faça a passagem da dieta para uma alimentação equilibrada e mais natural possível, de forma gradativa, para que não recupere o peso perdido.

Quanto a perder as gordurinhas fazendo abdominal, isso não vai acontecer mesmo. Exercícios localizados promovem ganho de força e músculos, mas não queimam a gordura de forma localizada. Basta você pensar no que acontece quando faz rosca bíceps. Seu braço diminui e fica mais seco? Ou fica mais forte e musculoso?

Continue com sua corrida, que vai ajudar a queimar a gordura corporal, até dos pneuzinhos. Tente fazer treinos de corrida com intervalos mais curtos e intensos, eles são mais eficientes na queima da gordura abdominal. E mantenha a musculação. Para manter ou ganhar mais massa muscular, isso é importante sempre, em todas as idades. 

Fonte: Época/ Marcio Atalla

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: