post image

Comportamento grosseiro no trabalho é contagioso

Não é só impressão — seu colega de trabalho que é grosseiro com os outros pode mesmo tornar o clima no escritório inteiro ruim, ao menos segundo um estudo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. A pesquisa aponta que ter contato com pessoas mal-educadas e rudes torna profissionais mais propensos a reproduzirem esse tipo de comportamento com outras pessoas.

"Parte do problema é que, no geral, somos tolerantes com esse tipo de conduta, mas ele na verdade é muito prejudicial", diz Trevor Foulk, doutorando da Warrington College of Business Administration, da Universidade da Flórida, e autor da pesquisa. "A falta de educação tem um efeito incrivelmente negativo no ambiente de trabalho."

Publicado no Journal of Applied Psychology, o estudo procurou entender como atos rotineiros de falta de educação se espalham dentro de organizações. Por meio de experimentos com estudantes da pós-graduação, os pesquisadores identificaram que quando um indivíduo tem contato com uma pessoa considerada rude — em uma negociação, por exemplo —  ele se torna mais propenso a apresentar comportamento grosseiro em uma interação seguinte.

O efeito aconteceu mesmo quando as duas conversas ocorreram com um intervalo de uma semana. Em um outro estudo, apenas testemunhar um ato de grosseria, mesmo sem participar da interação, fez com que os alunos se mostrassem mais hostis em uma troca de e-mails realizada depois.

Para Foulk, o estudo deve encorajar empregadores a levar esse comportamento mais a sério dentro do ambiente de trabalho. "A grosseria é algo que deve ser considerado pelas empresas, pois sempre terá um efeito negativo no desempenho."

Fonte: valor.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: