post image

Garoto que recebeu transplante duplo de mão diz que quer logo abraçar irmã mais nova

O menino Zion Harvey, de 8 anos, primeira criança a receber um transplante duplo de mãos disse, em uma entrevista ao programa “Today”, da emissora americana NBC News, que mal pode esperar para abraçar sua irmã mais nova. “Minha coisa favorita [será] esperar que ela corra para os meus braços enquanto eu pego ela no colo e giro”, ele disse.

Depois de perder suas mãos e pés por causa uma infecção bacteriana aos 2 anos de idade, Harvey, que é de Baltimore, em Maryland, passou procedimento divulgado esta semana pelos médicos do Hospital Infantil da Filadélfia. A cirurgia durou cerca de 11 horas, e Harvey disse que é um sonho que se tornou realidade.

“Esperava que alguém me perguntasse: ‘Você quer fazer um transplante de mãos?’ E se tornou realidade”, contou.

Uma equipe de 40 membros, liderada pelo médico L. Scott Levin, ajudou o menino a realizar seu sonho. Levin disse que diante de uma operação arriscada, Harvey nunca deixou cair uma lágrima.

“Eu nunca vi uma lágrima nem um rosto desagradável, nunca uma queixa”, afirmou o profissional. “Ele é sempre positivo. E isso, por si só, é notável.”

A mãe de Harvey, Pattie Ray, disse que ficou feliz e emocionada quando viu seu filho deixar a sala de cirurgia.

"Quando eu vi as mãos de Zion, pela primeira vez após a operação, eu senti como se ele estivesse renascendo”, ela disse ao “Today”. “Eu vejo o meu filho com uma luz que não via em cinco anos. É como ter um recém-nascido. Foi um momento de muita alegria para mim”.

Ao longo dos anos, Harvey adaptou sua rotina sem as mãos, dominando a escrita, comendo e jogando videogames. Ele revelou suas novas mãos em uma coletiva de imprensa do hospital na terça-feira, onde agradeceu a sua família.

“Eu quero agradecer a vocês por me ajudarem a fazer isto”, ele disse.

Nas próximas semanas, o menino vai fazer fisioterapia em um centro de realibitação no Hospital Infantil da Filadélfia e tomar medicamentos antirrejeição.

Fonte: oglobo.globo.com

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: