post image

Conheça as propriedades e benefícios do mel

Ele é doce, saboroso e faz bem para a saúde. Apostar no mel pode ser uma alternativa para quem quer evitar o açúcar refinado sem abrir mão de adoçar o cardápio. De acordo com a nutricionista Fernanda Bernaud, as propriedades nutricionais do mel já foram comprovadas por diversos estudos, que demonstraram que esse alimento pode agir contra bactérias, ser anti-inflamatório, antioxidante e ainda ajudar na prevenção do câncer. 

— O mel pode conter uma quantidade significativa de colina, vitamina que faz parte do complexo B e que tem papel importante nas funções cerebral e cardiovascular e é componente da membrana celular — explica Fernanda.

Os polifenóis e ácidos fenólicos presentes no mel são compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Os polifenóis são responsáveis pela aparência e pelas propriedades bioativas do produto. Normalmente, quanto mais escuro, maior a quantidade de polifenóis no alimento, indicando melhor ação antibacteriana e antioxidante. Além disso, o mel é uma importante fonte de energia, devido aos açúcares como frutose e glicose.

Pesquisas também demonstraram que o mel pode auxiliar no tratamento de doenças gastrointestinais, da candidíase, da faringite e de alguns problemas oculares. Entretanto, é preciso ter cautela: seu uso não deve ser feito de modo indiscriminado e sem acompanhamento médico.

— Ainda é preciso desenvolver muitos estudos para entender melhor a ação medicinal do mel, principalmente no que diz respeito à relação entre os tipos de méis e as especificidades do uso — pondera a professora do curso de Biologia da Unisinos Suzane Hilgert.

Veja dicas para aproveitar todas as propriedades do mel

— Crianças com menos de um ano não devem consumir mel, pois há risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. Nessa faixa etária, o sistema imunológico ainda não tem mecanismos de defesa contra esse microorganismo.

— Apesar de saudável, o mel é um alimento bastante calórico e pode acarretar em ganho de peso quando consumido em excesso. A quantidade recomendada é de 50g a 70g por dia.

— O consumo pode ser feito puro, como ingrediente para acentuar o sabor de alguns pratos ou para adoçar sucos. Vale a criatividade.

— Fique atento à procedência do mel. Adquira o produto somente de apiários registrados e certificados. A falta de higiene na hora de extrair, centrifugar e envasar o alimento pode contaminá-lo com metais pesados ou mesmo com toxinas provenientes de microorganismos.

Conheça tipos de mel mais comuns no Brasil

Florada de laranjeira: de cor clara, é considerado por muitos especialistas e apicultores como o mel mais saboroso e suave do Brasil. É utilizado como tranquilizante natural e regulador das funções intestinais.

Florada de eucalipto: o sabor do mel da florada de eucalipto é mais acentuado do que o mel de laranjeira, mas é igualmente rico em propriedades terapêuticas. Variando a cor do âmbar claro ao escuro, tem ação antisséptica e auxilia no tratamento de doenças respiratórias como asma e bronquite. Muito utilizado para aliviar a tosse.

Florada silvestre: a cor, o aroma e o sabor do mel da florada silvestre variam de acordo com a sua origem floral. Tem ação antioxidante, antibactericida e reguladora da flora intestinal.

Florada assa-peixe: sabor agradável e suave. Ação expectorante e cor clara.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: