post image

Cinco alongamentos para aliviar as dores causadas pelo uso do celular

Você já deve estar cansado de ler estatísticas sobre o aumento do uso de celulares nos últimos anos – mas uma informação mais obscura, talvez, é a de que o dispositivo, que transformou nossa rotina, também pode afetar a nossa saúde. No ano passado, um estudo do Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York cunhou o termo “text neck” (ou “pescoço de mensagem de texto”), que se refere ao problema causado na coluna cervical quando inclinamos o pescoço em demasia para olhar o celular. Segundo a pesquisa, o grau de inclinação do pescoço pode receber até 27 quilos a mais do que o suportável quando adotamos uma postura inadequada. 

Para Caren Lara Martins Picasso, professora de Fisioterapia, certos exercícios  de alongamento podem aliviar as dores e prevenir futuras lesões.

– Para os usuários assíduos, os alongamentos devem ser executados a cada uma hora de uso – explica a especialista.

Aprenda em gifs como fazer os alongamentos:

1 - Alogamento frontal de pescoço
Abaixe a cabeça e deixe o queixo mais próximo que conseguir do peito. Segure 30 segundos e retorne a posição inicial. Repita o alongamento mais duas vezes. Importante: Não use as mãos para puxar a cabeça. A força aplicada pode gerar uma lesão.
image

2. Alongamento lateral de pescoço
Vire a cabeça lateralmente como se fosse enconstar o queixo no ombro. Segure 30 segundos e faça o mesmo movimento para o lado contrário. Repita o alongamento mais duas vezes.
image

3. Alongamento de trapézio
Sentado, segure com uma das mãos a parte de baixo da cadeira e mova a cabeça na direção contrária tentando encostar a orelha no ombro. Segure por 30 segundos. Volte a posição inicial e repita o movimento para o outro lado. Lembrando que, enquanto uma mão está segurando a cadeira, o outro braço está esticado e relaxado.
image

4. Alongamento de coluna
Sentado, mova o tronco para frente e abrace as pernas. Segure por 30 segundos e volte à posição inicial de forma suave. Importante: a cabeça deve ser o último segmento do corpo a retornar à posição inicial.
image

5. Prece maometana
Ajoelhe-se e, com os braços esticados, desça o tronco suavemente. Segure a posição por 30 segundos e retorne devagar à posição inicial.
image

Fonte: zh.clicrbs.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: