post image

A verdade sobre o exercício

Causou polêmica esta semana a notícia de que a Coca-Cola patrocina nos EUA estudos que associam a obesidade principalmente à falta de exercícios e não à dieta inadequada. Exercícios e dieta caminham juntos no emagrecimento. Mas é fazer as contas e descobrir sem muita dificuldade que se exercitar somente não vai emagrecer ninguém. Engordamos quando ingerimos mais calorias do que gastamos, simples assim. Porém, por mais que façamos exercícios jamais chegaremos a uma perda de peso significativa dessa forma. É preciso cortar os excessos na alimentação para aliviar a balança.

Escrevo sobre isso porque é essencial evitar a interpretação equivocada de que os exercícios não são fundamentais, já que por si só não emagrecem. E eles são. Ajudam na manutenção do peso e deixam nosso metabolismo em boa forma. Se você correr, digamos, por uma hora em ritmo razoável vai queimar menos calorias do que o necessário para compensar uma fatia de torta de chocolate. E tomar junto um refrigerante, adeus qualquer perda significativa.

Então, por que correr, nadar ou realizar qualquer outra atividade? Porque, para início de conversa, quem se exercita queima calorias com mais eficiência. E a atividade física é capaz de promover uma cascata de reações positivas em nosso organismo, que faz com que órgãos e músculos funcionem melhor.

Por isso, é cada vez maior o número de médicos e outros especialistas em saúde que consideram o exercício o melhor remédio. Eu diria que ele age também como uma vacina. Mais do que tratar, evita que fiquemos doentes. Uma série de pesquisas mostra que o exercício atua inclusive no cérebro e estimula a neurogênese, em bom português, a formação de novos neurônios. Ele dá uma literal turbinada na mente. Ajuda pessoas com depressão e mesmo no mal de Alzheimer.

Agora, se você tem dúvidas de que exercício sozinho emagrece assista a uma maratona. Não foque nos atletas de elite. Veja as pessoas comuns e notará há muitos acima do peso. Tenho amigas que podem ser consideradas gordinhas e correm maratonas com razoável competência. Isto porque todo o peso que você perde numa prova dessas, que é uma forma extrema de se exercitar, acaba por recuperar pouco tempo depois.

Temos uma tendência natural à preguiça, a economizar energia, isto é, calorias. Uma herança de nossos ancestrais, que passaram milhares de anos correndo para comer e não virar comida. Porém, em nossa era de comida abundante e calórica, essa herança se transforma em excesso de peso e doenças associadas a ele e ao sedentarismo. Por isso, se quer emagrecer, coma menos. E se quer ser saudável, mexa-se.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: