post image

Como está a sua alimentação?

Um adulto saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), precisa consumir apenas cinco gramas de sal diariamente. O brasileiro, no entanto, consome mais do que o dobro recomendado pela OMS: 12 gramas. “O consumo excessivo de sal está relacionado ao aumento da morbidade e até da mortalidade, já que uma das principais causas de óbito no Brasil são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão”, alerta a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

Um cardápio saudável, com menos sal, previne doenças como hipertensão e alguns tipos de doenças renais. “É importante frisar que o sal não está contido somente no que é adicionado, ele também é natural dos alimentos, como carnes, leite e tem o sal adicionado pela indústria alimentícia, em produtos como presuntos e embutidos”, explica a nutricionista.

De acordo com a especialista, uma estratégia saudável é consumir alimentos naturais como frutas, legumes, cereais, leguminosas, hortaliças, que tem quantidade muito menor de sódio do que os industrializados. “Os alimentos processados, como carnes defumadas e enlatados, tem quantidade muito elevada porque o sal é usado na conservação desse alimento. Por isso eles devem ser consumidos com muita parcimônia, preferencialmente, quinzenalmente”, aconselha Patrícia Jaime.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde garante que o consumo de sal é um hábito que vai se construindo. “Se tentar diminuir gradativamente, o paladar acostuma”. Ela ressalta que bebês e crianças pequenas estão em formação do hábito alimentar e tem capacidade menor de metabolização do sal. “É muito importante não reproduzir na criança o hábito inadequado da família”, observa.

No link abaixo, você encontra um teste que avalia a sua alimentação.

http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: