post image

Pesquisa revela que internet tem uma tentativa de golpe a cada 15 segundos

Uma pesquisa mostra que a cada 15 segundos uma tentativa de golpe acontece na internet. E a principal vítima é quem tem o nome limpo, quem não deve nada. Os golpistas buscam essa vítima ficha limpa exatamente para conseguir usar os dados que estão sem restrição. As pessoas podem se proteger tomando cuidados simples, como por exemplo não cair na tentação de usar qualquer rede de wi-fi para economizar no pacote de internet do celular.

Entre tantas informações que circulam o tempo todo na internet, estão dados pessoais, que são a matéria-prima para muitas quadrilhas. Só em julho deste ano, foram quase 175 mil tentativas de golpes virtuais no país, uma a cada 15 segundos. O setor que mais registrou esses golpes é o de telefonia, seguido pelos serviços e pelo setor bancário.

O principal alvo dos golpistas é justamente quem não deve nada. “Se a pessoa já tiver alguns problemas, algumas restrições, já pode chamar alguma atenção. Então o fraudador quer aplicar o golpe dele sem ser chamada a atenção de ninguém, nem da polícia, nem de investigador, nem da empresa, nem de ninguém. Então ele busca justamente aquelas pessoas com o nome mais limpo possível”, explica o superintendente do Serasa Consumidor Júlio Leandro. 

Foi o caso do João de Barros Neto, que não dá bola para a internet e até hoje só fez duas compras virtuais. Em uma delas, se deu mal, pagou por um notebook e não levou. “Naquela ansiedade de você comprar, de você estar querendo resolver o problema o mais rápido possível e a internet te dá essa possibilidade, de você não precisar sair, não precisa ir na loja, você tem tudo na mão. Então, tudo isso fez com que a gente fizesse esse pagamento, essa compra. E que infelizmente resultou na não entrega e na perda do dinheiro”, relata o consultor comercial.

Para se proteger, além de ter cuidado com a sua senha e com os sites que você acessa, também é preciso ter muita atenção com a rede wi-fi a que você está conectado. Se ela for de algum lugar desconhecido, usada por muita gente, existe o risco de fraude. Alguém ter acesso aos seus dados e você nem fica sabendo. 

Algumas dicas: só preencha cadastros em sites conhecidos; nunca abra e-mails de estranhos; pense duas vezes quando alguém convidar: ‘clique aqui’. Nas redes sociais, existem muitos perfis falsos, então seja seletivo ao aceitar novos amigos; evite senhas muito simples e, de vez em quando, troque suas senhas.

E uma última dica: não deixe sites abertos. Mesmo se for um site confiável, clique em sair depois de usar, no celular ou no computador.

Matéria completa em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/09/pesquisa-revela-que-internet-tem-uma-tentativa-de-golpe-cada-15-segundos.html

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: