post image

Atividade física estimula novas conexões cerebrais

É comum que desde a pré-escola os professores estimulem as crianças a ficar sentadas em vez de se movimentar, já que prevalece a ideia de que, quanto mais quietos e “comportados” forem os alunos, mais fácil será controlá-los. No Brasil, muitas escolas chegaram mesmo a eliminar aulas de educação física para dar mais espaço para áreas básicas do ensino fundamental, como leitura, escrita e matemática. Pesquisas sugerem, no entanto, que essa providência foi equivocada.

O tempo gasto em passeios ao ar livre, corrida ou participação em esportes coletivos ajuda as crianças a se concentrar e melhora seu desempenho em sala de aula.

Estudos recentes relacionam a cognição dos alunos com parâmetros de atividades físicas como capacidade aeróbica (cardíaca, pulmonar e dos vasos sanguíneos), de responder a exercícios físicos intensivos e com o índice de massa corporal (IMC), que associa peso a altura.

E o mais importante: envolver as crianças em programas de exercícios parece ajudá-las a se sair bem na escola, já que os treinos físicos expandem habilidades mentais, estimulando a formação de novas conexões entre as células cerebrais.

Matéria original em http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/atividade_fisica_estimula_novas_conexoes_cerebrais.html

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: