post image

Dinamarca: proibição de gordura trans reduz mortes por doença cardiovascular

Cerca de dez anos após a Dinamarca banir o uso de gordura trans no país, um estudo mostrou como a medida trouxe resultados animadores: as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares caíram significativamente. A pesquisa foi publicada no “American Journal of Preventive Medicine”, baseada em análises de dados sobre doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e taxas de mortalidade, antes e durante a proibição. Entre 2003 e 2012, as mortes causadas por doença cardiovascular caíram de 359,9 para 210,9 por 100 mil habitantes. E no período entre 2004 e 2006, esses índices caíram 4% - o equivalente a 750 mortes a menos por ano nesse período.

Segundo os estudiosos, inclusive, as taxas continuaram a cair a partir de 2007. Mas, como a Dinamarca colocou em prática novas leis antitabagismo nesse período, isso pode ter impactado nos resultados.

- Sabíamos que havia uma forte relação entre o consumo de gorduras trans e doenças cardiovasculares - disse à “Times” o pesquisador Brandon Restrepo do Instituto Universitário Europeu, que conduziu o estudo. - O que queríamos era avaliar se as políticas levaram a uma redução nas taxas de doenças e mortalidade cardiovasculares.

A gordura trans está presente em pequenas quantidades em alimentos de origem animal, como leite e carne bovina. Mas há uma forte preocupação dos especialistas em relação àquela que é produzida artificialmente pela indústria para acentuar o sabor de produtos processados, especialmente salgadinhos, pizzas e batatas fritas congeladas, biscoitos e pipocas de micro-ondas.

Uma recomendação de 2004 da Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que a gordura trans seja cortada da alimentação. Sabe-se que o organismo humano precisa de determinadas gorduras para manter seu funcionamento saudável, mas a trans é totalmente dispensável. E, se consumida, não deveria ultrapassar os dois gramas por dia, já que está diretamente relacionada ao maior risco de doenças cardiovasculares. Ela diminui o colesterol bom e aumenta o ruim.

BOA NOTÍCIA

O sucesso na Dinamarca é uma boa notícia para iniciativas semelhantes tomadas por outros países. Em junho deste ano, por exemplo, os Estados Unidos decidiram proibir a gordura trans de alimentos processados. A agência regulatória do governo americano, a FDA, estabeleceu um prazo de três anos para as empresas se adequarem. Áustria, Islândia e Suíça também implementaram leis semelhantes entre 2009 e 2011.

No Brasil, desde um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) firmado e 2008, as indústrias vêm reduzindo a concentração de gordura trans nos alimentos processados. Mas a medida ainda é considerada branda por muitos especialistas.

Matéria completa em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dinamarca-proibicao-de-gordura-trans-reduz-mortes-por-doenca-cardiovascular-17450451

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: