post image

Talento em forma de mini esculturas: conheça o trabalho da artista Polyara Lessa

A escultura é uma manifestação artística que exige a sintonia de várias habilidades. Além do talento, o artista se utiliza de paciência, preciosismo, manuseio de ferramentas e extrema atenção aos detalhes. Os estilos de escultura são muitos e variam de acordo com as técnicas, materiais utilizados e o tamanho das obras.

A história da arte cita grandes nomes da escultura, como Rodin, Donatello e Michelangelo. Eles são lembrados pela grandeza de obras esculpidas em pedras de mármore e que hoje possuem valor inestimável. Tais artistas também inspiram a nova geração de escultores, como a piauiense Polyara Lessa, que trabalha com miniaturas e foi um dos destaques do 7º Salão Medplan de Humor.

Ela transformou dois desenhos de cartunistas premiados em outras edições do evento em lindas mini esculturas. A fidelidade e realismo das obras em relação aos desenhos originais chamaram a atenção para o raro talento da artista plástica.

image
Desenho de Raimundo Rucke, vencedor da edição que tinha como tema Redes Sociais

image
Desenho de Silvano Melo, vencedor da 1ª edição de 2009, com o tema "Saúde"

O Portal Medplan convidou Polyara para um bate-papo, no qual ela revela um pouco mais sobre o seu trabalho. Confira:

- Como você descobriu o talento para esculpir?

Meu pai era soldador e de vez em quando ele fazia algumas coisas diferentes. Não sei exatamente se veio disso, porque o material e a forma de trabalhar são totalmente diferentes. Talvez tenha influenciado, indiretamente. Outro fator foi a paixão por miniaturas. Só que eu não tinha nenhuma referência de alguém próximo que trabalhasse com isso.

- Quando você começou a trabalhar com esculturas?

Comecei em 2001, por hobby. Quando entrei no curso de Educação Artística, na UFPI, em 2007, eu já tinha uma noção básica de escultura, e ao ter contato com a parte teórica, pude aplicar isso no meu trabalho, especialmente com relação aos materiais.

- Com qual material você costuma trabalhar?

Eu utilizo principalmente massa epóxi e massa plástica. Mas comecei a fazer esculturas com massinha de modelar, aquela que as crianças usam na escola mesmo, sem estrutura nenhuma. Com o tempo, fui aprendendo a modelar e unir os materiais pra conseguir o resultado que eu queria.

- Quanto tempo você leva pra fazer uma miniatura?

Normalmente leva em torno de um mês, porque a massa leva um tempo pra secar. Depois que ela seca, ainda tem a parte dos acabamentos.

- Como se dá a concepção de uma escultura como as que você produziu para o Salão Medplan de Humor?

Eu vejo o desenho e imagino como ele seria em três dimensões. Começo a modelar bem devagar até chegar o momento de maior entrega à obra, quando consigo dar a forma definitiva.

- Existe alguma escultura sua da qual você goste mais?

A que fiz do meu avô, para dar de presente para minha mãe no Dia das Mães. Pela escassa existência de fotos dele, imaginei que ela iria gosta muito do presente. Mas em momento algum passou pela minha cabeça que a emoção dela chegaria ao ponto de chorar tanto. Foi uma emoção muito forte, ela ficou o dia inteiro impressionada. Eu fiz uma escultura de corpo inteiro baseada apenas numa foto de busto.

image
Miniatura do avô materno de Polyara

- Além das mini esculturas, você trabalha com quais outros tipos de arte?

Gosto de fotografar animais, paisagens e natureza morta. Também gosto de filmar e editar vídeos. Eu fiz a edição de um documentário (longa) da minha tia sobre Possidônio Queiroz, e a animação Veredas. Ainda faço trabalhos com maquiagens elaboradas, para efeitos especiais.

Rápidas:

Maior influência na escultura: Michelangelo

Estilo de música: blues e músicas eruditas

Hobby: judô, basquete e arquearia (conhecido como arco e flecha)

Projetos futuros: ainda não tenho nada definido 

Gostou do trabalho da Polyara e quer ver mais? Confira o blog e a fanpage da artista no facebook.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: