post image

Sociedade de Pediatria lança campanha polêmica de amamentação

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul vai lançar nos próximos dias uma campanha polêmica onde coloca imagens de bebês sendo ‘amamentados’ por ‘hambúrgueres’ , ‘refrigerante’ e ‘rosquinha açucarada’. O slogan da campanha “seu bebê é o que você come”, no entanto, foi mal visto por mães e grupos que apoiam o aleitamento materno.

A campanha é considerada tendenciosa pois mostra que o leite materno é ruim se a mãe come mal, ou seja, dá a entender que a ‘solução’ para o dia que você come um junk food é dar o leite artificial.

Claro que tudo o que a mãe come passa pelo leite materno, mas a  alimentação dela mesmo não sendo a mais saudável ainda é melhor do que qualquer leite de fórmula que você encontra no mercado ou na farmácia.
image

As fotos foram consideradas um desserviço pois a mulher que amamenta atualmente já tem pouco apoio dos médicos, da família, do chefe e da sociedade  para seguir com a amamentação exclusiva até os seis meses e de forma complementar até os dois anos ou mais da criança. Desta maneira, ela seria ainda mais recriminada por comer alguma 'besteira' de vez em quando e, é claro, incentivada a desmamar seu filho.

Com as fotos aparece a frase: “Seus hábitos nos primeiros mil dias [da vida do seu filho] podem prevenir o desenvolvimento de doenças sérias''. Os cartazes estão escritos em inglês.

Procurada,  a Sociedade de Pediatria disse que o objetivo da campanha é orientar as mães sobre a importância de se alimentar bem enquanto amamenta o seu bebê e não desestimular o aleitamento materno. 

O médico da SPRS Matias Epifanio diz que a mãe precisa ter consciência da sua alimentação. “A falta de alguns alimentos pode fazer com que a criança tenha uma série de problemas no futuro. Estudos já mostraram que até o rendimento escolar pode ser afetado com a falta de nutrientes'', destaca  Epifanio.

Matéria completa em UOL

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: