post image

Isotônicos e energéticos devem ser ingeridos sempre com moderação

Qual a melhor hora para tomar um isotônico ou energético, quanto é bom beber, quais as indicações e os riscos são dúvidas de muitas pessoas. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.


Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais. Isso porque os isotônicos contêm muito sódio (entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média).


Magliocca e o cardiologista Daniel Santos explicam que os isotônicos não substituem o soro em casos de diarreia, embora possam ajudar quando o problema não é tão sério. É importante, ainda, ficar atento aos rótulos dos produtos, pois eles contêm calorias – 500 ml têm cerca de 120 kcal.


Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições. O uso indiscriminado, para substituir a ingestão de água ou sucos naturais, deve ser abolido, de acordo com os especialistas.


Antes dos exercícios, é indicado beber de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico – mas atenção: não beba isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidrato, pois a bebida contém esse nutriente.

Durante o exercício, deve-se beber entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico. A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suou pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suou muito, 1 litro de isotônico e 1 litro de água. Após as atividades, o consumo ideal é de 1,5 litro de líquido para cada quilo perdido. Nesse momento, também é importante consumir frutas e alimentos, não apenas líquidos.

Para calcular quanto você perde de água durante a atividade física, se pese antes e depois e transforme o resultado de gramas em mililitros. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 400 ml. O ideal é repor isso com  metade  de água e metade de  isotônico, de forma fracionada.

A quantidade de líquido que você deverá repor corresponde a 1,5 vez o peso que você perdeu. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 600 ml. Pode ser com suco, água, isotônico ou fruta. A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, de forma fracionada.
Energéticos
As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui a fadiga muscular.

A bebida é muito consumida por atletas que competem, para melhorar o desempenho físico.  É importante ressaltar que a cafeína em doses muito altas era proibida por atletas porque fazia parte do doping.  Em 2004, porém, o Comitê Olímpico liberou o uso.

Segundo o cardiologista Daniel Santos,  é preciso ficar atento à quantidade de cafeína consumida por dia. Quando uma pessoa bebe energético, precisa levar em consideração todos os demais alimentos que ingeriu durante o dia inteiro que também têm cafeína,  como café expresso, chocolate, refrigerante com cola e chá preto.

O consumo excessivo de cafeína pode causar insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, dor de cabeça, arritmia cardíaca, intoxicação e tremores.

As pessoas começam apresentar sintomas se consumirem acima de acima de 250 mg/dia – cinco xícaras de café de 60 ml  já atingiriam a quantidade recomendada. Quem tem problemas cardíacos  ou hipertensão arterial deve consumir uma dose ainda menor.

Por isso, as bebidas energéticas devem ser consumidas esporadicamente, quando a pessoa está muito sonolenta ou cansada e  precisa se manter alerta para uma atividade. E crianças não devem tomar energético, pois a quantidade de cafeína é muito alta.

Os energéticos também não devem ser misturado com álcool. O álcool faz com que a pessoa não reconheça seu real estado de embriaguez, levando-a a aumentar a chance de intoxicação, tanto pelo álcool quanto pelo energético. A bebida alcoólica também melhora a “palatabilidade” do energético, fazendo com que a pessoa beba mais.

Fonte: G1/Bem-estar
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: