post image

Empresas que têm mulheres no comando perdem menos dinheiro, diz estudo

Um estudo realizado no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Índia revelou que as empresas apresentam melhor desempendo quando têm ao menos uma mulher na diretoria. Segundo o estudo “Mulheres nos negócios: o valor da diversidade”, empresas de capital aberto que possuiam apenas diretores homens perderam cerca de £ 430 bilhões de retorno de investimento no último ano. De acordo com a pesquisa, apenas uma das dez companhias pesquisadas tinha mulheres na diretoria executiva.

No Reino Unido, o montante perdido chegou a 3% do PIB, ou seja, £ 49 bilhões. Os EUA foram o país mais afetado pela falta de mulheres nas empresas, com perda de £373 bilhões. Na Índia, a quantia de retorno de investimento perdida foi £ 9 bilhões. Outras pesquisas anteriores sugerem que diretoras mulheres fornecem diferentes perspectivas sobre assuntos que vão desde o que os clientes querem até empreendimentos de risco.

Em março, as mulheres ocupavam cerca de 23,5% do total de cargos do conselho das cem maiores empresas do Reino Unido. Embora todas essas companhias tenham mulheres nos conselhos, elas compõem apenas 8,6% das diretorias executivas.

“Existe um custo grande associado a empresas exclusivamente masculinas. Essas empresas presas no passado não estão libertando completamente seu potencial de crescimento. Como um mundo ainda preso a combustíveis fósseis, essas empresas estão sofrendo agora”, afirmou Francesca Lagerberg, chefe de serviços fiscais da Grant Thornton, empresa de contabilidade que desenvolveu o estudo.

Matéria completa em O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: