post image

Sedentarismo aumenta chance de doenças em idosos, diz pesquisador

Um estudo feito pelo pesquisador de Mogi das Cruzes, Wesley de Paulo Silvério mostra que o cerebelo - região do sistema nervoso responsável pelo equilíbrio, movimentos e aprendizagem motora - sofre uma atrofia em indivíduos que não praticam atividades físicas regularmente. A pesquisa feita pelo aluno de Biomedicina da Universidade de São Paulo (USP) avaliou imagens obtidas em ressonância magnética de 20 idosos após a morte. Os idosos que praticavam exercícios físicos tinham um volume cerebelar de, em média, 8,39% maior do que os sedentários.

No Dia Internacional do Idoso comemorado nesta quinta-feira (1º), o biomédico especialista em imagenologia e doutor em Radiologia, Rafael Emídio da Silva, acredita que a pesquisa pode contribuir para a criação de políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas e, consequentemente, melhore a qualidade de vida dos idosos, principalmente no Brasil, cujo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra a tendência de envelhecimento do País.

O pesquisador estudou imagens volumétricas de ressonância magnética adquiridas em um intervalo menor do que 24 horas após a morte. Ao todo foram analisados 20 idosos, divididos em dois grupos: fisicamente ativos (sendo cinco homens de 62 anos e cinco mulheres de 60 anos) e sedentários (sendo cinco homens de 66 anos e cinco mulheres de 78 anos). As informações sobre a prática de atividades físicas foram fornecidas por familiares, por meio de um questionário. Uma ressonância magnética foi feita nos corpos e, as imagens dos grupos foram comparadas. O grupo de idosos ativos possuía um volume cerebelar de, em média, 8,39% maior do que o do grupo sedentário. Nas mulheres ativas, a diferença era mais gritante: 13,71%.

A pesquisa também mostrou que o volume encefálico, também era 6,52% maior nos idosos que praticavam atividades físicas em relação aos sedentários.  “Haverá uma nova etapa desta pesquisa que vai analisar a fundo qual função específica do cerebelo é prejudicada pela falta da atividade física, se é a motora, se é a responsável pelo equilíbrio. Mas o que já temos, nos mostra claramente que o sedentarismo prejudica o desenvolvimento dos órgãos e isso  aumenta as chances do idoso ter uma doença degenerativa, como Parkinson e Alzheimer. O trabalho já foi apresentado no Congresso Nacional de Iniciação Científica, e foi considerado o segundo melhor trabalho entre os 3 mil inscritos.

De acordo com o orientador de iniciação científica da USP, professor Rafael Emídio , o próximo passo é divulgar a pesquisa em uma revista científica. “Vamos tentar  concluir essa etapa até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Desta forma, podemos ampliar ainda mais a pesquisa, conseguir financiamentos para estudos mais específicos”, explicou o professor. Ainda de acordo com o orientador, a metodologia usada na pesquisa é inédita. “Foi até difícil para o Wesley fundamentar a pesquisa porque não existia nada similar na literatura. O trabalho pode contribuir para a implantação de políticas públicas para idosos, por exemplo”, explicou.

Atividade física

O aposentado Katumi Ito é um exemplo de longevidade e saúde. Ele chegou aos 90 anos e pratica corrida, musculação e vôlei. Coleciona medalhas e compromissos na agenda em sua rotina agitada. "Eu acordo às 5h30, tomo meu café da manhã e vou praticar atividades diariamente. Durante a tarde, jogo buraco e xadrez com meus amigos. Tenho uma vida plenamente ativa", comentou. Ito sabe que além de uma vida fisicamente saudável, as atividades também trazem benefícios para o intelectual. "Mantendo o corpo e a mente ocupados, eu diminuo as chances de ter doenças como Alzheimer por exemplo. É preciso exercitar tudo para o corpo não ficar doente ao envelhecer", comentou.

Matéria completa em G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: