post image

Saiba quais os benefícios de uma aula de Zumba

A zumba não é propriamente um estilo de dança ou uma denominação musical. Ela é uma mistura de ginástica sendo praticada ao som ritmos latino-americanos. É bastante comum vê-la na grade de aulas de aeróbica em todas as academias do país por causa do seu grande sucesso e aceitação de público. A zumba trabalha principalmente os músculos dos quadris, glúteos e coxas e com ela é possível perder até mil calorias!

Essa inovadora aula de ginástica foi criada em 1990 pelo colombiano Alberto Perez que também é coreógrafo e bailarino. A sua grande aceitação e inovação se deve, principalmente, a misturas de ritmos como salsa, hip-hop, mambo, merengue, samba e artes marciais.

A história é bem simples: ele foi dar a sua aula de ginástica como de costume, mas havia esquecido a sua fita de músicas em casa e a única que havia em seu carro era de ritmos latinos. E pronto! Todos amaram e fez o maior sucesso. Foram produzidos até vídeos caseiros nos Estados Unidos para vender para que as pessoas pudessem praticar a modalidade dentro de casa.

Como é a aula de zumba?

Uma aula de zumba dura em média cerca de 1 hora e consegue queimar entre 500 até mil calorias. Para quem não gosta do ritmo de pegar pesos na academia todos os dias, fazer zumba pode te proporcionar aumento resistência física, melhora do condicionamento cardiorrespiratório e a coordenação motora. Mas se você está bem busca de hipertrofia é melhor procurar uma outra forma de ganhar músculos porque a zumba não vai poder de ajudar nisso.

Existem várias modalidades diferentes de zumba. Vejamos algumas delas a seguir:

    Ouro: voltado para pessoas da terceira idade;

    Aqua: toda a aula é realizada dentro da piscina;

    Toning: são utilizadas varas de tonificação;

    Kids: a aula é voltada para crianças entre 4 e 12 anos;

    Sentão: aqui o próprio peso do corpo é usado para fortalecer os músculos;

    Circuito: combina a dança com treinos em circuito;

Essas são apenas as principais modalidades que a zumba pode oferecer. Como podemos perceber ela não é uma simples aula de aeróbica. Os movimentos são adequados e específicos para cada grupo populacional e ela pode começar de movimentos mais simples para os iniciantes e progressivamente ir aumentando a complexidade deles. Procure uma academia, comece a perder peso e melhorar sua saúde.

Matéria completa em http://www.atividadesfisicas.com.br/zumba/

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: