post image

Livro faz versão em cordel do 'Pequeno Príncipe'

"A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens procuram em lojas algo para dar valor. Eles não têm mais tempo, a raposa declarou." As rimas da literatura de cordel foram escolhidas para recontar a história de um dos mais aclamados personagens da literatura infantil. Com versos do cordelista Josué Limeira e ilustrações do designer Vladimir Barros, "O Pequeno Príncipe em Cordel" faz uma releitura do clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), trazendo a história para cenários que remetem ao sertão nordestino. A obra foi lançada nesta quarta-feira (7), no Recife.

"É um dos livros mais traduzidos do mundo, mas não tinha em linguagem nordestina", diz o autor. "Eu procurei ser fidedigno à história original, mas coloquei alguns elementos do nosso dia a dia", afirma. 

VERSÃO

imageNa versão, um rapaz de chapéu de couro e pele queimada de sol viaja de carona no voo de asas-brancas, ave comum na região que foi homenageada na música de Luiz Gonzaga.

No meio do deserto, que bem poderia ser algum lugar no semiárido nordestino, o Pequeno Príncipe encontra uma rosa solitária, representada pela flor do mandacaru –aquela que brota ao anoitecer e murcha pela manhã.

Alguns personagens aparecem como figuras conhecidas do folclore da região, como o rei, vestido como o personagem central do reisado, dança típica nordestina. Já o Vaidoso virou o Homem da Meia-Noite, um dos mais tradicionais bonecos gigantes de Olinda.

"Dizem que o Homem da Meia-Noite se arrumava tanto que arrebatava o coração das meninas quando andava pelas ruas de Olinda. Não tinha pessoa melhor para representar esse personagem", diz o ilustrador.

Além da linguagem, outros símbolos da cultura popular do Nordeste também marcam presença na obra, como as molduras inspiradas em desenhos de xilogravura. O livro publicado pela Carpe Diem tem 174 páginas e custa R$ 35. 

Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1258 - Centro, Teresina - PI,
(86) 3221-6793 
livrarianovaalianca@hotmail.com

Matéria completa em Folha

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: