post image

Conheça sete alimentos que ajudam a dormir tranquilamente

Se você estiver tendo problemas para dormir à noite talvez seja porque está consumindo um jantar muito pesado ou sua dieta não seja completamente saudável. Confira quais são os melhores alimentos para dormir tranquilamente. 

Primeiro passo: determine se você sofre de algum desequilíbrio do sono

Se, em alguma ocasião, você não conseguir dormir direito a noite toda não é para ficar alarmado… Mas se este episódio for frequente e estiver piorando, você pode estar sofrendo de insônia.

Esta condição é caracterizada por não se poder dormir a noite toda, ou levar um longo tempo desde o momento que se deita, até finalmente conciliar o sonho (às vezes um pouco antes do nascer do sol ou do despertador soar).

Na maioria dos casos a insônia é causada por estresse, nervosismo ou ansiedade, também problemas pessoais e até mesmo o que comemos. Às vezes pode ser devido à apneia do sono, problemas cardiovasculares ou depressão.

1. Alimentos ricos em proteínas: Você se sentirá satisfeito, sem excessos e não terá que encher seu prato e consumir um jantar abundante. Dentro deste grupo estão: Frutas frescas; Queijo; Ovos; Chocolate quente; Peru (rico em triptofano, uma substância que produz a saciedade muito rapidamente. Mas também tem a capacidade de nos ajudar a dormir profunda e tranquilamente. Coma uma porção desta carne com verduras várias vezes por semana e verá a diferença). 

2. Água: Não se esqueça de hidratar seu corpo durante todo o dia, mas especialmente à noite. Antes de ir para a cama beba um copo de água morna. Se estiver frio você pode fazer na forma de chá de ervas, por exemplo (nada de café, refrigerantes ou suco industrializado).

3. Banana: Ela tem 2 nutrientes muito importantes que atuam como auxiliares naturais do sono: a melatonina e o triptofano já mencionado. Ela também fornece magnésio, o que alivia a tensão física. Comer uma banana na sobremesa faz com que o cérebro dê uma ordem ao o corpo de que já é hora de dormir.

4. Mel: Um copo de leite quente com uma colher de sopa de mel para adoçar é um excelente remédio para dormir em paz. Reduz os níveis de um hormônio chamado orexina, cuja função é ativar o estado de vigília. Então, se estiver reduzida, nós podemos dormir quase que instantaneamente.

5. Farinha de aveia: É muito rica em fibras e, se comida quente, é um incentivo para o estômago. Você pode dormir sem problemas se jantar aveia. Você também pode consumir uma tigela de leite quente misturado com esse alimento uma hora antes de deitar. Basta fechar os olhos, pois ficarão muito “pesados”!

6. Camomila: Beba todas as noites antes de dormir uma xícara de chá de camomila adoçado com uma colher de chá de mel. Relaxa a mente e o corpo, permitindo que os músculos descansem.

7. Pão integral: Uma fatia de pão permite a liberação de insulina no corpo. Esta viaja através da corrente sanguínea, atingindo o sangue e produzindo serotonina: uma substância que elimina a depressão e o estado de alerta, e você poderá dormir à noite sem problemas. Você nem imagina o resultado, se ainda passar um pouco de mel!

Fonte: MSN

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: