post image

Alongar afeta o resultado do treino?

Fazer alongamento antes ou depois da musculação influencia nos resultados?

O alongamento é um excelente trabalho para o corpo: evita dores e lesões, melhora a postura, a elasticidade e a consciência corporal. Ele não precisa estar associado a outros exercícios. Pelo contrário. Fazer o alongamento em momentos distintos de outras atividades é mais seguro e eficiente. Antes do exercício, é melhor aquecer o corpo, tirá-lo da inércia de forma gradativa e segura. Nesse momento, o alongamento não oferece benefício. Como aquecimento para musculação, recomendo girar os braços, movimentar o tronco, fazer uma caminhada vigorosa até a academia ou na esteira, pedalar por dez minutos. É uma maneira de fazer o sangue circular mais e deixar os músculos prontos para fazer força. Melhor ainda é executar o exercício que será feito no treino com pouca carga, apenas para que o corpo fique pronto e alerta. Após o treino, os músculos estão bastante presos, cansados, como se estivessem encurtados. As fibras musculares apresentam microlesões. Alongar nesse momento pode ser perigoso. Há risco de estiramento muscular, entorses e outras lesões.

.

Em um treino com um personal trainer, temos um circuito de 20 minutos: 40 segundos de exercícios intercalados com descansos de dez segundos. Eram exercícios variados, como polichinelo, abdominal, minicorrida. O personal disse que o ideal é fazê-lo duas vezes por semana. Esse tipo de aula é recomendável ou fica aquém da quantidade de exercícios de que precisamos?

Fazer 20 minutos de atividade física diariamente é o suficiente para colher benefícios. Vale qualquer tipo de movimento que possa ser incorporado à rotina, como trocar escadas rolantes e elevadores por escadas convencionais. Existia uma teoria de que a gordura só seria queimada após o 20o minuto de atividade aeróbica, mas ela está ultrapassada. Hoje, sabemos que isso pode acontecer no primeiro minuto, dependendo de fatores como o tipo de atividade e o condicionamento. Se você está apta e gosta de fazer o circuito, continue. Nos outros dias, encaixe atividades diversas para manter uma rotina de exercícios físicos no mínimo cinco vezes por semana. 

Matéria completa na Época
Edição: F.C.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: