post image

Calculadora indica sobrepeso e obesidade em crianças

Um estudo médico revela um dado preocupante: quase metade dos pais não consegue ver que os filhos estão obesos. Isso dificulta o tratamento e a solução do problema. Por isso, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso) criou uma calculadora que indica quando há sobrepeso nas crianças. A conta é mais complexa do que a dos adultos, porque considera a fase de crescimento. Para ter o resultado da calculadora, basta fornecer alguns dados e ver o resultado no gráfico.

Com a informação em mãos, vem outra tarefa, mais difícil: mudar os hábitos. Entre os vilões, estão produtos que fazem o maior sucesso com os pequenos. Para se ter uma ideia do perigo, 12 biscoitos recheados equivalem a 50 gramas de açúcar e oito mililitros de óleo.

A perda dos quilinhos a mais começa na preparação do lanche que a criança vai levar para a escola. Com a orientação de uma pediatra e de uma nutricionista, a vendedora Ana Maria Ritter conseguiu fazer algumas mudanças na escolha dos alimentos: “Passei a levar o biscoito sem recheio, com menos de adição de açúcar. Também diminuí a quantidade do biscoito”.

O filho de Ana, Kauã, de oito anos, perdeu cinco quilos e ganhou mais disposição. “Mudou o peso, mudou a sensibilidade, mudou o jeito de correr, o jeito de saltar. Tudo para melhor”, comemora Kauã.

“É preciso criar o hábito, criar um novo paladar para a criança se habituar. Beber mais água, reduzir os sucos artificiais, refrigerantes e poder oferecer mais frutas, verduras e alimentos integrais", orienta a endocrinologista Érika Paniago.
image

Matéria completa no Jornal Hoje
Edição: F.C.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: