post image

Dieta mediterrânea deixa cérebro mais jovem, diz estudo

Uma pesquisa recém-divulgada mostrou mais um benefício de uma dieta mediterrânea rica em frutas, verduras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Segundo pesquisadores, esses alimentos são capazes de manter o cérebro mais jovem na velhice.

Pesquisas anteriores já haviam ligado a dieta mediterrânica a um risco reduzido de desenvolvimento de Alzheimer e outras doenças degenerativas do cérebro. Mas o novo estudo focou em idosos com função cognitiva normal, para verificar se a dieta poderia ser vinculada a uma menor perda de células cerebrais durante o envelhecimento.

Para fazer a pesquisa, foram analisados os hábitos alimentares de 674 idosos. Em seguida, eles passaram por exames de ressonância magnética de seus cérebros. A autora do estudo Yian Gu, da Universidade de Columbia em Nova York, disse à “Newsweek” que aqueles que tinham uma alimentação dentro da dieta mediterrânea apresentavam maior volume cerebral total, além de mais matéria cinzenta e branca.

De maneira geral, a diferença de volume cerebral entre as pessoas que seguiram uma dieta mediterrânea e os demais era semelhante ao efeito de cinco anos de envelhecimento, conforme concluíram os pesquisadores em artigo publicado na revista “Neurology”.

Mais especificamente, a ingestão de peixes e o menor consumo de carne foram associados ao maior volume de massa cinzenta total. E comer menos carne também foi ligado ao maior volume total do cérebro.

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dieta-mediterranea-deixa-cerebro-mais-jovem-diz-estudo-17846565?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=OGlobo

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: