post image

A Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí – fliQpi começou

A “Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí – fliQpi” está sendo realizada no período de 22 a 25 de outubro, no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro; Biblioteca Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa) e Auditório Mestre Expedito/Centro artesanal Mestre Dezinho. O evento contempla a literatura infantojuvenil e histórias em quadrinhos – HQ’s por meio de contação de histórias; oficinas de quadrinhos e produção literária; teatro infantil e teatro, direcionada para professores; apresentações de “bumba-meu-boi” mirim e outras manifestações tradicionais que representam o patrimônio cultural imaterial do Piauí.  Na programação, temos a participação do Grupo de Teatro Raízes; Grupo Corpo de Teatro Independente; Companhia Calunga de Teatro de Bonecos (Chagas Vale) e Lívio bonecos. No espaço “contagiado” a fliQpi receberá o Grupo Cafundó de contação de histórias (Márcia Evelin e Ana Miranda); Balaio de História - histórias étnicas (Carla Sena);  Talita Do Monte e Marilene Sousa (FCMC).

A fliqpi terá o espaço Literato Cantabile para lançamentos de livros e apresentações musicais (entre outros, Chagas Vale, Wanya Sales mais dois, Daniela Aragão, e para encerramento, a banda Radiofônicos). Mais de vinte títulos infantojuvenis serão lançados neste espaço, durante a Feira.

Serão lançados no evento três livros pela Avant Guarde Edições em parceria com a Balaio de Artes: “A fala da cor da dança do beija-flor”, de Assis Brasil, adaptado para quadrinho por Marleide Lins, com arte de Caio Oliveira e Bernardo Aurélio; Lendas piauienses: “Cabeça de cuia” e a “Porca do dente de ouro”, adaptação e arte de Danilo Almeida, e “A galinha desamorosa”, de Marleide Lins e Avelar Amorim.

A editora Nova Aliança lançará, também, uma dezena de títulos infantojuvenis; a editora Pallas, que edita livros destinados às crianças e adolescentes sobre cultura afro-brasileira, lançará, entre outros, o livro “Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta”, de Sônia Rosa, ilustrado por Luciana Justiniani.

Para o público adulto e/ou profissionais da área da educação e da cultura será realizado um colóquio com palestras, mesas redondas e workshops.  O evento reunirá, aproximadamente, 11 escritores e pesquisadores consagrados no Brasil e no Piauí: Márcia Tiburi, com a palestra “Filosofia brincante – litertura e filosofia”; João Luis, Ceccantini, “A hora e a vez da literatura juvenil”; Sônia Rosa, “Africanidade e literatura infantojuvenil”; Daniela Aragão, “Melchior o mais melhor – um diálogo entre literatura e artes plásticas”; Diógenes Buenos Aires, “A literatura para crianças e jovens: entre textos e imagens”; Adriano Lobão, “Quadrinhos: texto e pré-texto na sala de aula”; “Literatura infantil e educação”; Aci Campelo, Teatro e educação; Nelson Nery Costa, “Breve história do quadrinho”. Daniel HDR, quadrinista do Rio Grande do Sul, de expressão internacional, participará de uma “Mesa redonda” com Ana Kelma Gallas e Bernardo Aurélio Oliveira, sobre “Quadrinhos: linguagem visual e literária”. 

 A  fliQpi, em sua primeira versão homenageia  o escritor piauiense   Assis Brasil,    pela vasta obra infanto-juvenil,   e o desenhista e quadrinhista, Arnaldo Albuquerque, pelo pioneirismo na arte dos quadrinhos no Piauí. 

22 a 25 de OUTUBRO 2015

Colóquio Literário

(Ver Programação Clique Aqui)

Márica Tiburi, João Luis Ceccantini, Sônia Rosa, Daniela Aragão; Daniel HDR, Diógenes Buenos Aires, Adriano Lobão Aragão, Nelson Nery Costa; Aci Campelo, Bernardo Aurélio, Ana Kelma Gallas

 

Literato Cantabile 

(Espaço Cultural Osório JR - Clube dos Diários / 19:30)

Lançamento de Livros; 

Apresentações Musicais: Daniela Aragão, Chagas Vale, Wânya Sales e Cia 

 

Oficinas (22 e 23/10)

(Sala Procópio Ferreira - Theatro 4 de Setembro / 9h às 12h)

Oficina de Teatro "Do Ato ao Teatro"

Lorena Campelo 

Público de 9 anos à 11 anos

 

(Sala Procópio Ferreira - Theatro 4 de Setembro / 15h às 18h)

Oficina de Teatro "Teatro para Educação" 

Luciano Brandão

Público: Educadores e Arte Educadores

 

(Biblioteca Cromwell de Carvalho (Praça do Fripisa)

Oficina de HQ "Quadrinhos Adaptação de Obras Literarias) 

Bernardo Aurelio

Público: Geral

 

Palco Aberto 

(Espaço Cultural Osório JR - Clube dos Diários / 17h ás 19h)

Grupo Tradicional: Bumba-Meu-Boi Infantil e Reizado

Teatro: Senhor Rei, Senhora Rainha de Beijamin Santos - Grupo Raízes de Teatro

O Auto da folia de reis de Adalmir Miranda - Grupo Corpos de Teatro Independente  

Teatro de Bonecos: As aventuras de Cassimiro Coco de Chagas Vale - Companhia Calunga de Teatro de bonecos

Grupos de Música Infanto Juvenil

Contagiando

(Contação de Histórias) 

(Galeria do Teatro 4 de Setembro / 9h ás 11h)

Grupo Cafundó, Balaio de História, Talita D'Monte, Carla Sena.

 

Estandes 

(Pátio lateral do Teatro 4 de Setembro)

  Exposição e comercialização de livros e quadrinhos

 

Homenageados 

            Assis Brasil, Arnaldo Albuquerque

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: