post image

Sete alimentos benéficos à saúde

Saber dos benefícios de uma alimentação saudável não é mais segredo para ninguém. Cada vez mais lemos sobre os malefícios de alguns alimentos (em sua maioria, industrializados) e a verdadeira agressão ao nosso organismos de substâncias que fazem mal à saúde. Não tem como fugir: alimentos naturais é a pedida, anotem e levem a listinha em sua próxima visita ao mercado.


1. Vegetais verde-escuros

Ricos em nutrientes, como os compostos sulfídricos, que ajudam na desintoxicação hepática, ou seja, ajudam a proteger o fígado das toxinas, além de conterem ácido fólico e luteína, um antioxidante que protege os olhos.

2. Molho de tomate

Tem ação antioxidante por conta do licopeno, que ajuda a diminuir a produção de radicais livres. Recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, como o da próstata. É fundamental cozinhar o tomate com azeite, que vai reter o licopeno.

3. Soja

Ajuda na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. A colina, vitamina também presente no ingrediente, tem vantagens para a memória e cognição, ajudando a preservar as funções cerebrais.

4. Alho

Favorece o sistema imunológico, sendo um antibiótico natural capaz de controlar fungos e bactérias. Quem sofre de infecções recorrentes, como a candidíase de repetição, pode se beneficiar do efeito do alho.

5. Maçã

Atua como coadjuvante em tratamentos de controle do colesterol, sendo importante comer com a casca, pois ela concentra a pectina, sustância que auxilia no alívio da constipação intestinal.

6. Uva

Ajuda na prevenção do câncer pelo efeito antioxidante dos polifenóis e também nas doenças cardiovasculares. O consumo diário de 150 ml de vinho ou suco de uva integral por pacientes com colesterol aumentado é auxilia no tratamento.

7. Aveia

As fibras ajudam o trânsito intestinal. Indicada para diabéticos, pois a glicose do sangue é absorvida de maneira gradual, evitando picos de insulina. Também atua na diminuição do risco de câncer do intestino.

Matéria completa em Folha

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: