post image

Sete coisas que você vai aprender com o seu bebê

Uma compilação de dicas de especialistas e livros sobre bebês mostra que não basta ser mãe e pai, tem que participar, acordar, se cansar e, no fim, desapegar. Mas é claro que é por uma boa causa!
1. Prioridades
Todo o seu tempo agora é do bebê
Parabéns, o bebê chegou bem em casa, sua vida está mudando de uma forma maravilhosa e inesperada. Mas agora a programação do bebê é a sua programação: recém-nascidos dormem até 18 horas por dia e acordam em pequenos intervalos para mamar, trocar fraldas e chorar. Depois das primeiras semanas, no entanto, será possível prever os horários de cada coisa para se programar melhor. 
2. Social
Você entrou no Clube Mundial das Mães
De repente você fez um monte de amigos em lugares onde jamais imaginou estar, como lojas de brinquedos e pracinhas. Pessoas sorriem para você no meio da rua, há convites para muitos programas e seu chefe até pergunta como foi a consulta com o pediatra. Relaxe e aproveite, faz parte. Você vai desenvolver um estilo próprio de ser mãe, e que pode ser bem diferente dos seus vizinhos.
3. Amor
Seu relacionamento vai mudar
A dinâmica muda, o relacionamento muda. Há mais uma pessoa na casa, e menos tempo para você e seu parceiro, que estão tão ocupados e cansados que podem deixar o romantismo um pouco de lado. Garanta um tempo só para o casal nem que seja para conversar e ver TV juntos. 
4. Sono
A vida selvagem dos insones
O tempo de dormir uma noite toda passou. Nos próximos seis meses, pelo menos, o sono do bebê comandará a casa e também sofrerá mudanças conforme seu desenvolvimento. Para conseguir passar por este momento sem traumas, faça turnos com seu parceiro para ficar com o bebê. E, durante o dia, durma quando o bebê dormir. Se não conseguir, pelo menos deite para descansar um pouco. 
5. Ajuda
Você precisa de alguém para dividir as tarefas
Bebês são um presente, mas demandam atenção e dão trabalho. Não há sentido em passar por esta experiência sozinha. Peça ajuda a quem estiver disponível: mãe, sogra, pai, irmã e amigas. Na hora da folga, leia um livro, faça uma caminhada, tome um longo banho. 
6. Novos conceitos
Errar é humano, mesmo para os pais
Esqueça as regras dos livros sobre maternidade e as coisas que você jurou jamais fazer. Faça o que for possível. Se a criança não quiser largar a chupeta para dormir, espere um pouco. Não fará mal. Na dúvida, pergunte ao pediatra, mas não se torture. 
7. Liberdade
Maternidade tem a ver com desapego
Num momento você está sem dormir amamentando o bebê, no outro ele já está andando de bicicleta e dizendo que não precisa mais de você. Mentira, ele sempre precisará dos pais. Mas cabe a você esticar o cordão umbilical e incentivar a independência do seu filho para que ele seja um adulto mais seguro.

Fonte: O Globo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: