post image

Engenheiro perde 36 kg com mudança de hábitos

Quem vê o engenheiro Márcio Luiz Fortes de Cerqueira pela primeira vez, dificilmente consegue imaginar que sua aparência já foi muito diferente do que é hoje. Ele já chegou a pesar mais de 120 kg. Atualmente com 36 kg a menos, ele ficou praticamente irreconhecível, se comparado ao Márcio de poucos anos atrás. Uma grande mudança de vida que se refletiu em uma grande mudança na aparência.

Para os surpresos com o novo visual de Márcio, aí vai mais uma informação que pode causar espanto: todos os quilos se foram sem a ajuda de medicamentos, muito menos de cirurgia. A base de todo o processo começou com a decisão de que era preciso fazer algo antes que a sua saúde fosse comprometida.

“Eu finalmente estava convencido de que não conseguiria manter um peso certo levando a vida que eu levava. Comendo muito e completamente sedentário. Então comecei a pesquisar a partir da pergunta: como mudar de vida, sem mudar a vida? A questão é filosófica. Você deve comer para viver e não viver para comer. Sabia que todo excesso é nocivo e passei a buscar mais qualidade de vida. Segundo o filósofo Voltaire, o excesso de prazer já não é mais prazer”, diz.

Consciente de que seu corpo estava no limite antes de entrar em colapso, Márcio decidiu se reeducar. “Nessa nova conduta, cortei os excessos, procurando preservar os bons hábitos e corrigir os maus costumes. Vejo muita gente se sacrificando em academias e regimes pra depois de um tempo, voltar a engordar. Eu não queria que fosse daquela forma. Não via aquela mudança como um sacrifício”, afirma.

Novos hábitos e bons costumes

Márcio enfatiza que a palavra “privação”, não faz parte da sua nova rotina. “Eu não me proíbo de comer nada, mas corrigi os maus costumes com método, organização e planejamento”, explica.

image

Uma das primeiras providências foi deixar de lado o excesso de comida e deixar de fazer as refeições em qualquer horário. “Comer menos, nos horários corretos e sem beber nada durante a refeição, somente duas horas após, para facilitar o processo digestivo. Outro detalhe importante foi melhorar a mastigação”, esclarece.

O engenheiro também adotou como hábito ingerir dois copos de água ao acordar, ainda em jejum, esperando apenas 15 minutos para fazer normalmente as refeições. “Essa prática é muito comum no Japão, um dos países com os maiores índices de longevidade. A água ajuda a ‘acordar’ o organismo, preparando-o para enfrentar o dia”, justifica.

Outra mudança importante na rotina de Márcio é com relação aos intervalos entre as refeições. “Como de três em três horas, religiosamente. Geralmente, nos lanches entre as refeições eu como uma fruta”, comenta.

Sedentarismo zero

Com a nova rotina alimentar, Márcio buscou encontrar um exercício físico que se adequasse ao seu perfil, e descobriu na caminhada uma excelente forma de manter o corpo ativo. “Hoje em dia caminho 5 km todos os dias. Mas no começo não era assim. Como eu era muito pesado, não aguentava andar muito. Então comecei com 500 m, e fui aumentando a distância à medida em que fui ganhando condicionamento”, revela.

Hoje com 69 kg, Márcio lida com situações inusitadas devido às reações das pessoas que percebem a sua mudança. “Muita gente já pergunta direto quando eu fiz a cirurgia bariátrica, porque já pressupõe que eu só poderia emagrecer tanto se fosse dessa forma. Mas sempre esclareço que, com determinação e disciplina, é possível conseguir resultados muito melhores, e ainda sem abrir mão de uma cervejinha e churrasco de vez em quando”, comenta.

A.N.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: