post image

Prevenção da osteoporose é feita com alimentação, exercícios e sol

Osteoporose significa ‘osso poroso’. É uma doença progressiva de perda de massa óssea, que se desenvolve de forma imperceptível, sem sintomas ou dor, até a ocorrência de uma fratura, que geralmente ocorre no pulso, na coluna, no quadril ou no fêmur, que é o ponto mais grave. A maior prevalência da osteoporose entre mulheres é devido à diminuição da produção de estrógeno depois de certa idade. Mas não é apenas nessa faixa etária que é preciso estar atento. Fatores socioculturais e alimentação deficiente podem levar a uma fragilização dos tecidos dos ossos e ao raquitismo antes disso. Fatores agravantes, como baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D, fumo, consumo excessivo de bebida alcóolica, vida sedentária e histórico familiar também são observados em indivíduos que desenvolvem a osteopenia, um estágio anterior à osteoporose.

Diagnóstico

Como se trata de uma doença silenciosa, o diagnóstico acontece após exames de rotinas, por volta dos 35 ou 40 anos, onde se percebe alterações nos níveis de cálcio e vitamina D nos exames de urina e sangue. Se houver suspeita, o médico encaminha o paciente para um reumatologista.

Para reverter o quadro, recomenda-se o consumo ou suplementação de cálcio, exposição ao sol (que estimula a produção de vitamina D no corpo) e exercícios físicos.

Alimentação

A recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Fundação Internacional de Osteoporose é de que haja um consumo de 1g (1000mg) de cálcio por dia. Os valores variam para crianças e gestantes: 500mg entre 1 e 3 anos, 800mg entre 4 e 8 anos, 1300mg entre os 9 e 18 anos e 1200mg para grávidas.

Para obter essa quantidade, a principal fonte de cálcio são os alimentos lácteos: leite e seus derivados. Segundo o dr Cristiano Zerbini, reumatologista e representante da Fundação Internacional de Osteoporose no Brasil, a alimentação normal do brasileiro (arroz, feijão, salada e carne) fornece cerca de 200mg por dia. Incluir um copo de leite, um copo de iogurte e uma fatia de queijo leva esse valor ao nível desejado. E mais: tirar a gordura do leite não influi no nível de cálcio. Portanto, as pessoas podem fazer consumo de leite semidesnatado ou desnatado, sem nenhum problema.

Exercícios físicos

Segundo o fisioterapeuta dr. Helder Montenegro, os exercícios devem ser feitos de maneira preventiva, inclusive. Ele recomenda exercícios de cadeia fechada, que trabalha diversos grupos musculares e são mais seguros para as articulações, como exercícios funcionais e com impacto, que estimulam a contração muscular e, portanto, a regeneração óssea: agachamentos, corrida, vôlei e basquete, por exemplo. Em pessoas idosas, a fisioterapia ajuda também no controle do corpo e no equilíbrio, através de exercícios de agilidade. O pilates também é recomendado, pois trabalha com a própria carga corpórea.

Exposição solar

A exposição aos raios ultravioletas do tipo B (UVB) ativa o funcionamento da vitamina D, que facilita a absorção do cálcio pelo organismo. Por isso, recomenda-se exposição entre 10h e 14h sem proteção durante 15 minutos, três vezes por semana.

Crianças com deficiência da vitamina D podem ficar raquíticas (ossos com deformações: pernas arqueadas, deformação dos ossos da bacia e esterno projetado), ter problemas para dormir, irritabilidade, desenvolver miopia, diarreia, ossos fracos e dificuldade de metabolização de outras vitaminas. O excesso de vitamina D, contudo, pode levar a saída de cálcio dos ossos e acúmulo nos rins, formando cálculos renais.

Notícia completa em G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: