post image

O que é melhor para a produtividade: sair para almoçar ou comer no trabalho?

Afinal, faz bem parar para relaxar durante o almoço? Ou o melhor é comer no próprio escritório para não perder tempo? Cientistas descobriram que indivíduos que têm almoço na sua mesa são mais produtivos à tarde, comparados com aqueles que saem para refeições descontraídas.

Os funcionários que passavam uma hora fora para almoço no restaurante com amigos retornavam ao trabalho menos focados em seu trabalho e menos vigilantes. Eles tinham reduzido a função cerebral, tornando mais difícil de lidar com tarefas detalhadas e erros pontuais. Enquanto aqueles que comeram na mesa ficavam mais alerta.

A diferença de performance não pode ser atribuída ao que foi bebido durante a refeição, porque ambos os grupos de participantes se alimentavam de forma parecida e não tomavam álcool.

Por outro lado, os que saíram do local de trabalho durante o almoço retornavam mais relaxados e otimistas. Coordenados pelo professor Werner Sommer da Universidade de Humboldt, em Berlim, os pesquisadores sugerem que almoços devem ser adaptados de acordo com o local de trabalho e com o resultado pretendido.

- Concluímos que o almoço no restaurante parece ser mais relaxante e reduz os processos de controle cognitivo por um tempo - explicou.

- Há melhores resultados no processo psicológico dos participantes que comem em restaurantes. Entretanto, a atenuação do controle cognitivo pode ser negativo para certos propósitos. Por exemplo, é uma desvantagem quando é necessária atenção contínua e detalhadas a erros, tais como em atividades de laboratório e fábricas, ainda mais com processos numéricos. Mas é negativa quando busca-se harmonia e criatividade.

O estudo foi publicado no periódico “ PLoS ONE”.
Fonte: O Globo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: