post image

Ajudar os outros alivia impactos do estresse, diz estudo

Ceia, amigo secreto e confraternizações marcam as festas de final de ano, mas muita gente treme só de pensar no outro lado desses feriados: lojas lotadas e filas enormes nos mercados, ambientes perfeitos para gerar discussões e irritação. Porém, um novo estudo descobriu uma forma de amenizar o impacto do estresse na rotina: ajudando os outros. 

De acordo com a pesquisa liderada pela psicóloga da Universidade de medicina de Yale, nos Estados Unidos, Emily Ansell, “dias estressantes normalmente pioram nosso humor e nossa saúde mental”. Mas o segredo pode estar nas pequenas gentilezas, como segurar a porta para alguém, o que faria você se sentir melhor. “Nossa pesquisa mostra que tentar ajudar os outros também nos ajuda”, afirmou Ansell.

O estudo foi feito com 77 adultos, entre 18 e 44 anos, que realizaram avaliações diárias por 14 dias e listaram eventos estressantes de suas rotinas, avaliaram suas condições mentais, descreveram as emoções que sentiram e quais atitudes os ajudaram. O que incluía auxiliar alguém com a lição de casa, segurar a porta ou ajudar a carregar as compras de um estranho.

Os resultados, publicados no jornal Clinical Psychological Science, mostraram que ajudar os outros melhorou o humor dos participantes e o bem estar no dia a dia. Quanto mais ajudavam, melhor se sentiam.

A médica afirmou que auxiliar os outros também influenciava em como a pessoa respondia ao estresse. Aqueles que raramente ajudavam normalmentre lidavam de uma maneira negativa com o problema. “Foi surpreendente ver como os efeitos apareceram de maneira uniforme e marcante nas experiências do dia a dia”.

“Por exemplo, se um participante se engajava em atitudes positivas em um dia estressante, não havia quase nenhum impacto do estresse nas emoções positivas ou na saúde mental diária”, explicou a psicóloga.

Fonte: Terra

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: