post image

Não consegue dormir? Veja dicas para um bom sono

Ter uma boa noite de sono pode ser um verdadeiro desafio na vida moderna. Segundo pesquisadores britânicos, muitas pessoas têm dificuldade para se lembrar da última vez em que tiveram duas ou três noites consecutivas com longas horas de descanso. 

No livro One Second Ahead: Enhance Your Performance at Work with Mindfulness (em tradução livre: Um Segundo à Frente: Melhore seu Desempenho ao Trabalhar com Consciência Plena ), os autores Rasmus Hougaard, Jacqueline Carter e Gillian Coutts apresentam algumas alternativas para alcançar o momento ideal para dormir.

A qualidade do sono é determinada por uma mistura complexa de substâncias neuroquímicas no cérebro e no corpo, na qual a mais importante é a melatonina - liberada pela glândula pineal. Ela é responsável pelo processo de relaxamento e sonolência.

A liberação da melatonina segue seu próprio ritmo ao longo das 24 horas: é muito baixo durante o dia e atinge o pico por volta das 2h. Durante o período da noite, o ideal é não se manter acordado quando estiver sonolento, pois isso altera o processo da melatonina.

Uma maneira simples de obter uma melhor qualidade de sono é reduzir ou eliminar o tempo exposto à luz artificial, como as do tablet, notebook, celular e televisão. A luminosidade emitida por esses aparelhos suprime sua glândula pineal, e, por sua vez, a produção da melatonina, e pode bagunçar seu relógio biológico.

O ambiente do quarto também é fundamental para ter uma boa noite de sono. Segundo os pesquisadores, o ambiente de dormir deve ser um verdadeiro ‘santuário do sono’, com o mínimo de luz artificial e o mais aconchegante e confortável possível.

Fonte: Terra

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: