post image

Especialistas indicam diferentes horas de sono para cada uma das nove fases da vida; confira a sua

Você já deve ter notado que um recém-nascido dorme praticamente o dia todo, enquanto uma pessoa idosa dorme poucas horas durante a noite. Em cada fase da vida há diferentes necessidades de descanso. Qual é a sua?

Para saber mais sobre as diferentes necessidades de sono de cada faixa etária, a Fundação Nacional do Sono dos EUA, em parceria com 18 pesquisadores da área da saúde, investigou mais de 300 artigos científicos sobre o assunto. A conclusão foi uma lista atualizada com recomendações de sono para todos os grupos etários, considerando que sejam indivíduos saudáveis. Confira:

 

Recém-nascidos (0 a 3 meses): 14 a 17 horas por dia;

Bebês (4 a 11 meses): 12 a 15 horas por dia;

Crianças pequenas (1 a 2 anos): 11 a 14 horas por dia;

Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos): 10 a 13 horas por dia;

Crianças em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas por dia;

Adolescentes (14 a 17 anos): 8 a 10 horas por dia;

Jovens (18 a 25 anos): 7 a 9 horas por dia;

Adultos (26 a 64 anos): 7 a 9 horas por dia;

Idosos (mais de 65 anos): 7 a 8 horas por dia.

Ao ler a lista, você deve estar se perguntando o que motivou os pesquisadores a dividirem a faixa etária de 18 a 64 anos em “jovens” e “adultos”, já que as horas de sono indicadas são as mesmas. Isso foi feito porque os especialistas também avaliaram que alguns indivíduos nessas idades podem ter necessidades de sono um pouco abaixo ou acima da recomendação, mas que isso não chega a ser um problema. Para os jovens, pode ser apropriado dormir entre 6 a 11 horas, enquanto para os adultos esse tempo cai levemente para 6 a 10 horas. Aí está a diferença entre as duas fases.

Os especialistas apontam que qualquer necessidade de sono muito acima ou muito abaixo da recomendada pode ser um sintoma importante de um problema de saúde sério que precisa ser investigado. Eles também alertam que pessoas que escolhem dormir muito menos do que o recomendado para o seu grupo etário podem estar comprometendo seu bem-estar.

Fonte: Hypescience

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: