post image

Cuidados que previnem infecções urinárias nas mulheres

Muitas mulheres reclamam de contínuas infecções urinárias. Porém, e por acharem que é algo comum, deixam de procurar ajuda médica e de seguir algumas dicas importantes de prevenção ou pior, fazem a automedicação.

A cistite ocorre principalmente em mulheres, devido à anatomia feminina que favorece a infecção, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai a urina.

Estão no grupo de risco: pessoas com diabetes, mulheres que usam diafragma como método contraceptivo, histórico de cálculos renais (pedras nos rins), pessoas submetidas à passagem de sonda vesical e portadores de complicações com a próstata, as crianças de baixa faixa etária (principalmente até os 2 anos), com ou sem má formação do trato urinário.

Ao suspeitar da infecção é indispensável a consulta com um especialista e proibido o uso de medicamento sem recomendação médica, assim como existem algumas formas de prevenção. Confira algumas perguntas  feitas no site da Pró-Rim respondida por especialistas.

Como posso me prevenir da infecção urinária (cistite)? 

É preciso seguir algumas orientações como ingerir bastante água, pelo menos dois litros por dia. Isso contribui para a formação de um maior volume de urina e a eliminação de eventuais bactérias. Fazer xixi sempre que tiver vontade, evitar ficar segurando a urina prolongadamente. As mulheres devem ter cuidados especiais com sua higiene após urinar, usando o papel higiênico de frente para trás sempre. Nunca o contrário, porque pode levar microorganismos da região anal para a vagina, aumentando o risco de infecções. Caso persista a recorrência de infecções, o uso de antibióticos de forma preventiva pode ser indicado pelo médico.

Estou com cistite, e agora?

As infecções urinárias são combatidas com facilidade a partir do uso de antibióticos de eficácia comprovada. A duração do tratamento depende do diagnóstico e da gravidade da infecção. Crianças e principalmente mulheres grávidas devem receber cuidado médico especial. O antibiótico correto depende da avaliação médica, portanto não é recomendada automedicação que pode acabar atrasando o tratamento correto e ainda resultar em bactérias resistentes.

 

Quais os sintomas da cistite?

A infecção urinária pode incluir vários sintomas. Os mais comuns são, vontade frequente ou dificuldade de urinar, dor, queimação ou ardência, em casos mais avançados, urina com cheiro forte, podendo ter sangue ou pus, dor nas costas e no estômago, tremores, suores, calafrios, náuseas, vômitos e febre.

Fonte: Dr. Online/Fundação Pró-Rim

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: