post image

Seu filho mama em um só peito?

Normalmente, isso acontece devido a uma dificuldade da pega em determinada posição. Pode ser também pelo fato de a mãe oferecer apenas uma das mamas, seja pela facilidade que encontrou ao amamentar, seja porque naquele seio ela não sente dor. Em qualquer situação, é sempre bom conversar com o pediatra, um consultor de aleitamento ou com profissionais que trabalham no banco de leite. 

Uma das dicas é manter o bebê na mesma posição quando mudar de seio. Por exemplo, quando ele suga a mama esquerda, está com a orelha esquerda para cima. Ao trocar, em vez de virar o bebê, mantenha-o na mesma posição (orelha esquerda para cima), usando o que se chama de posição invertida – você só precisará de um pouco de jeito e um apoio para o corpo dele. Essa foi a tática que a empresária Cibele Vieira tentou quando Pedro, hoje com 4 anos, não aceitou um de seus seios. “Uma enfermeira me ensinou a técnica, mas não teve jeito. Só consegui resolver a situação quando passei a amamentar deitada”, lembra. Os especialistas não recomendam a tática de Cibele, pois pode ocorrer refluxo de secreções ou até de leite pelo canal que comunica o fundo do nariz com o ouvido (tuba auditiva), causando dor e infecção. Por isso, o bebê não deve ingerir nenhum tipo de líquido deitado – o ideal é que esteja sempre inclinado em 30 ou 45 graus.

Estudos provam que o correto é oferecer um seio em cada mamada, para que o bebê aproveite todas as fases do leite. Outras pesquisas sugerem dar ambos. O ideal é que, caso seu filho mame um lado de cada vez, você intercale durante o dia. Assim, o seio a ser oferecido na próxima vez que amamentar será sempre o mais cheio. Se ele tiver sugado os dois na mesma mamada, inicie a seguinte pelo que foi oferecido por último. Porém, se a criança mama apenas em um e ganha peso adequadamente, não há com que se preocupar.

Fonte: Crescer

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: