post image

Cuidados na praia: o que comer, o que beber e como aproveitar o verão

No verão todo mundo gosta de aproveitar as praias. Sol, mar e areia é a combinação perfeita para quem está de férias. Mas é preciso tomar alguns cuidados! Acidentes na praia aumentam e também é preciso ficar de olho nas comidinhas e bebidas.

De acordo com a infectologista, nesta época do ano os riscos de contaminação na praia aumentam por causa da temperatura mais alta e o aumento de banhistas. Alguns pontos são importantes para evitar uma doença de pele, intoxicação alimentar ou problemas gastrointestinais.

Nada de se jogar nos alimentos gordurosos e tentadores. São eles que mais favorecem o crescimento de bactérias e vírus. Prefira produtos que passaram por calor ou industrializados.

Quer comer milho na praia? Evite a manteiga, pois ela fica no calor em um frasco sem informação de validade ou fabricação. O sorvete também é uma ótima opção, já que é embalado e refrigerado. Já o pastel, mesmo que gorduroso, é frito – a alta temperatura mata vírus e bactérias. Só preste atenção na manipulação do alimento.

O queijo coalho, queridinho das areias, não é uma boa opção. Apesar de passar na brasa, o aquecimento é superficial e não garante que as bactérias sejam mortas. Bebidas batidas com leite também devem ser cortadas do cardápio da praia. Na hora de comprar a água, cheque se ela estava lacrada e peça que ela seja aberta na sua frente.

Para evitar a contaminação, a virose, leve o seu petisco pra praia em isopor ou sacola térmica. Além de mais econômico, você sabe a procedência. Biscoito polvilho, amendoim, frutas e vegetais são algumas das opções.

Cuidados na areia

Na hora de dar uma voltinha na praia, olhe para o chão para não se surpreender com um caco de vidro, lixo, coco de cachorro. As especialistas lembram que é importante estar com a vacina antitetânica em dia.

E nada de deixar a criançada solta o dia inteiro na praia. Crianças menores de dois anos não devem ficar na praia entre 10h e 16h, mesmo na sombra do guarda-sol. Não esqueça o protetor solar! E muito cuidado na hora de entrar no mar. Nunca deixe a criança solta. Hidrata-se sempre na praia.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: