post image

Pesquisadores calculam quanto tempo perdemos com distrações no trabalho

Às vezes, no meio do expediente, você simplesmente precisa parar tudo para assistir àquele vídeo fofinho de um gato/cachorro/panda brincando na neve, ou quando você vê uma foto de um velho conhecido no Facebook e para tudo, relembrando os velhos tempos... Em variados graus, todo mundo acaba se distraindo alguns minutinhos no trabalho.

Mas exatamente quanto tempo a gente perde devaneando ou vendo animais fofinhos? Um grupo de economistas se fez esta mesma pergunta e estudaram o assunto. A pesquisa de Michael Burda, Kaie Genadek e Daniel Hamermesh foi patrocinada pela ONG National Bureau of Economic Research, que se mostrou bastante interessada nos resultados.

Usando uma pesquisa em que os próprios entrevistados informavam o tempo que gastavam com distrações no trabalho, os pesquisadores chegaram à média de 34 minutos de distração por expediente. Excluindo aqueles que disseram nunca gastar nenhum minutinho com distração, a média sobe para 52 minutos diários.

Assim como em toda pesquisa baseada em relatos de pessoas sobre suas próprias atividades, é importante lembrar que existem algumas limitações nesses dados, porque os entrevistados podem ter feito uma estimativa qualquer ou até ter mentido nas respostas.

Um ponto que os economistas destacaram é que as pessoas parecem gastar menos tempo com distrações no trabalho quando a economia está ruim e todo mundo teme perder o emprego. Os dados da pesquisa foram coletados entre 2003 e 2012, incluindo neste período a crise econômica que assolou as finanças mundiais a partir de 2008.

Os pesquisadores concluem o estudo opinando que é importante que se saiba que nem toda distração é ruim. Dar um tempo no trabalho, segundo eles, estimula a criatividade e diminui o estresse. No Japão, por exemplo, cochilos durante a tarde fazem parte da cultura do trabalho.

Por fim, eles afirmam que o ideal é ter, mais ou menos, 17 minutos de distração para cada 52 minutos trabalhados. Levando em consideração um expediente de dez horas por dia, isso dá aproximadamente 147 minutos, ou seja, mais de duas horas de distração por dia.

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: