post image

Desempenho na escola é mais alto pela manhã, diz pesquisa

Crianças que reclamam que determinada nota baixa apareceu no boletim porque elas estavam desconcentradas na hora da prova — e não porque tinham estudado pouco — podem ter um argumento cientificamente comprovado. Uma pesquisa da Escola de Negócios de Harvard, nos EUA, revela que o desempenho em testes escolares costuma ser melhor quando os exames são realizados durante a manhã ou logo após intervalos de 20 ou 30 minutos. Segundo o estudo, as notas alcançadas diminuem 0,9% a cada hora que passa, o que indica que, em geral, fazer provas à noite é uma péssima ideia.

A pesquisa destaca, ainda, que as notas tendem a subir 1,7% quando os alunos são avaliados depois de um intervalo de, no máximo, meia hora. A razão para essas alterações é o que a pesquisadora Francesca Gino, autora do estudo, chama de fadiga cognitiva. O cansaço mental, que afeta de forma negativa as atividades do dia a dia de cada indivíduo, teria uma influência maior ou menor de acordo com a hora do dia.

— Os resultados não significam que só se deve aplicar testes de manhã, mas, em vez disso, jogam luz sobre a importância de intervalos durante as aulas. Essas pausas seriam o ponto crítico para mitigar fatores externos que influenciam o desempenho dos estudantes — afirma Francesca.

Publicada ontem na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), a pesquisa mostra que o horário afetou o desempenho de alunos entre 8 e 15 anos que frequentaram escolas públicas da Dinamarca de 2010 a 2013. No total, foram avaliados cerca de dois milhões de testes.

Aulas cedo demais

A equipe de pesquisadores controlou fatores como sexo, renda dos pais e dia da semana para chegar a médias gerais. Assim, os autores desenvolveram um modelo para relacionar a hora do dia com a pontuação obtida.

Embora o estudo de Harvard eleve o horário da manhã ao patamar de melhor momento para um aluno ser avaliado, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças e os adolescentes não entrem na escola antes das 8h30. Segundo a entidade, este seria o horário ideal para permitir que os jovens durmam uma quantidade de tempo suficiente durante a noite — entre 8h30 e 9h30 —, o que considera essencial para a saúde deles.

Em agosto do ano passado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos chegou a divulgar um relatório afirmando que a condição física e mental e o sucesso acadêmico dos jovens poderia ser comprometido caso eles continuassem acordando muito cedo para estudar. Em média, nos EUA, as aulas começam às 8h. No Brasil, grande parte dos colégios abre às 7h.

Dados do CDC sugerem que dois em cada três estudantes do ensino médio dormem menos de oito horas por noite. A falta de sono pode levar a uma série de problemas de saúde, como aumento do peso corporal, desempenho acadêmico inferior e maior probabilidade de abuso de substâncias ilícitas, alertam especialistas.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: