post image

Dirigir triste ou com raiva causa mais acidentes do que falar ao celular

Se estiver com raiva ou triste, não dirija. Essa é recomendação de um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). A pesquisa, realizada por cientistas do Instituto de Transportes da Virginia Tech, nos Estados Unidos, mostrou que dirigir quando se está com o estado emocional alterado é muito mais perigoso do que distrações, como usar o telefone ou o painel de entretenimento do carro.

Para chegar a estas conclusões os pesquisadores analisaram dados de 905 acidentes graves e mediram os riscos com a direção. Os veículos envolvidos nos acidentes faziam parte do Programa de Direção Naturalista e eram equipados com radares, câmeras e sensores. Isso permitiu que os autores tivessem acesso a informações detalhadas sobre a dinâmica dos acidentes.

Os resultados mostraram que fatores relacionados ao motorista, como fadiga, erro, alterações emocionais e distração, estavam presentes em quase 90% das colisões. Os autores concluíram também que distrações, como falar o telefone ou o painel de entretenimento do veículo, dobram as chances de colisões. Dirigir com o estado emocional visivelmente abalado aumenta esse risco em 9,8 vezes. As ações que mais aumentam o risco de acidentes de trânsito são: digitar no celular (12 vezes), guiar bem acima dos limites de velocidade (13 vezes) e dirigir drogado ou embriagado (35 vezes).

Fonte:  Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: