post image

Risco de morrer de câncer diminui após os 70 anos

Se você passar dos 70 anos sem nunca ter enfrentado um câncer, como aconteceu com Mick Jagger e Keith Richards, que têm 72 anos, talvez você jamais morra disso. Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a partir dos 70, as mortes por conta de tumores malignos começam a cair - tanto em homens como em mulheres. Em ambos os sexos, o câncer passa a ser culpado por menos de 30% das mortes após os 70 anos. E cai para menos de 25% após oito décadas de vida.

É que o principal vilão na terceira idade é outro: o sistema circulatório. Doenças desse tipo acabam com a vida de quase 30% da população de idosos. Mas não são as únicas vítimas fatais dessas doenças. Mortes por complicações circulatórias começam a aumentar a partir dos 20 anos - e nunca mais param de crescer entre as citações mais comuns nos atestados de óbitos.

No geral, esses dois tipos de doenças acabam com a vida de mais da metade da população. Câncer mata 22% das pessoas, enquanto doenças circulatórias respondem por 33% das mortalidades.

Os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, incluem as causas mortis de americano entre os anos de 2005 a 2014. Para ver os números em um gráfico interativo, basta acessar o site do pessoal do Flowing Data

image

Matéria completa em Super Interessante

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: